Evento vai discutir oportunidades no setor rural na região de Barretos

Geral
Guaíra, 28 de agosto de 2016 - 08h42

Fórum será realizado em Bebedouro, no dia 31 de agosto; expectativa é reunir 130 produtores de 23 cidades da região de Barretos

Com o objetivo de desenvolver as boas práticas nas compras governamentais e promover o desenvolvimento da região, o Sebrae-SP e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) vão realizar o Fórum “Do Campo ao Consumidor” no dia 31 de agosto, das 8h30 às 16h, na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, localizada na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384. A expectativa é reunir 130 produtores rurais e 40 representantes de prefeituras de 23 municípios para discussões sobre as exigências e oportunidades das compras governamentais.

De acordo com a analista do Sebrae-SP, Renata Pimentel, um dos principais desafios do produtor rural é conseguir acessar o mercado. “Vender para o governo aparece como uma alternativa e mais um canal para ele comercializar sua produção. Quanto mais canais de venda, melhor”, destaca Renata.

O trabalho para a melhoria da realização das chamadas públicas da agricultura familiar começou há alguns meses com a visita nas prefeituras da região. De acordo com a analista do Sebrae-SP, o trabalho está em evolução nos processos de orientação para ajustes no edital da chamada, apoio na divulgação das chamadas para os grupos de produtores regionais, orientações para ajustes nos cardápios para um melhor aproveitamento dos produtos da região e orientação aos produtores, associações e cooperativas quanto aos processos de fornecimento.

A expectativa é reunir representantes de 23 municípios. São eles: Barretos, Bebedouro, Colina, Jaborandi, Guaíra, Ipuã, Morro Agudo, Terra Roxa, Viradouro, Taquaral, Taiúva, Taiaçu, Ariranha, Pirangi, Monte Azul Paulista, Embaúba, Cajobi, Severinia, Guaraci, Icém, Altair, Paraiso, Colômbia. “É fundamental a participação dos 23 municípios para que possamos capacitar as equipes, desenvolver as boas práticas nas compras governamentais e promover o desenvolvimento da nossa região”, afirma.

O evento terá palestra de Leomir Araújo, do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresentação de cases de sucesso, apresentação detalhada da construção da chamada pública e do cardápio utilizando a plataforma hortiescolha/Ceagesp e a importância dos programas do governo para o produtor rural. Além das prefeituras, o Sebrae-SP convidou cooperativas e associações da região para expor seus produtos.

Informações e inscrições: (17) 3321-6470 (Sebrae) ou (17) 3344-0400 (Sindicato Rural)

 

PROGRAMAÇÃO

8h: Credenciamento e café de boas vindas;

9h: Abertura oficial;

10h: Palestra “Compras governamentais: exigências e oportunidades” – Leomir Araújo/FNDE;

12h: Boas práticas na realização das compras governamentais: cases de sucesso;

12h30: Almoço;

13h: Exposição de produtos das cooperativas e associações locais;

14h: Apresentação de painéis e divisão dos grupos de trabalho;

Auditório – Orientação nutricionistas: Como elaborar seu cardápio versus alimentos regionais – Ana Laura Amorim/Unifesp; Apresentação plataforma web hortiescolha – Fabiane Camara/Ceagesp

Sala externa – Orientação compradores/licitações: Como montar a sua chamada pública – Júlio Durante/Sebrae-SP

16h: Encerramento


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente