Ao apertar a fiscalização contra os terrenos baldios com mato alto, lixos e entulhos, a prefeitura e os vizinhos dos terrenos baldios agora estão vivenciando outro tipo de irregularidade em diversos bairros da cidade: trata-se do uso ilegal de herbicidas que faz secar o mato.
Além do uso ilegal deste veneno, do tipo “mata mato”, proibido pela ANVISA em toda área urbana devido a consequências nocivas à saúde humana, animal e ao meio ambiente, ocorre muitas vezes que proprietários colocam fogo no mato seco, sem se importar com os danos.
“Em muitas situações de reclamações atendidas pela prefeitura, o que se percebe é que muitas vezes os vizinhos a estes terrenos são pessoas idosas, pessoas com bebê em casa ou mesmo pessoas com problemas respiratórios, e que veem agravada sua situação, pois a fumaça prejudica o pulmão e todo o aparelho respiratório”, destaca o Executivo.
O governo municipal alerta que secar o mato com uso de herbicidas, sobretudo o mato alto, não faz mudar a situação do terreno, que continuará com a indicação de irregular. “Até porque o efeito do herbicida não resolve o problema no prazo de sete dias exigido pelas notificações da prefeitura, no máximo faz mudar a cor do mato de verde para amarelado”, alerta.
Além de sujeito a autuação pelo uso de “mata-mato”, o uso de fogo para queimadas é proibido pela Lei Ordinária Municipal nº 2.282/2007, podendo as irregularidades serem autuadas pela fiscalização municipal ou Guarda Civil Municipal.