Conforme anunciado em 21 de maio, a prefeitura aumentou a fiscalização no enfrentamento e combate ao COVID-19. Desde então, o Departamento de Posturas, a Vigilância Sanitária, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar têm realizado frequentes visitas a estabelecimentos comerciais verificando o cumprimento de normas estabelecidas pelos decretos municipal e estadual.
Essa Fiscalização Integrada possibilitou nos últimos dias a entrega de notificação orientadora (comunicado) e ou cartazes a donos de bares, supermercados e comércio lojista, em mais de 300 estabelecimentos, explicando sobre a necessidade do cumprimento de normas, como o uso de máscaras, álcool em gel para assepsia das mãos e o distanciamento social, bem como sobre a permissão para drive thru e delivery aos bares e similares.
Destaque também para a participação efetiva da PM e da GCM na fiscalização de casas de festas (já interditadas pela Fiscalização de Posturas), atividades esportivas, áreas públicas e bares ou similares de forma a evitar a aglomeração de pessoas.
Nos últimos dias, foram lavradas 5 multas em bares e 2 em clube de lazer, que, pelo motivo da reincidência, encontra-se interditado.
De acordo com a prefeitura, a população pode ajudar na fiscalização denunciando as irregularidades pelo telefone da Guarda Municipal 3331.2273 ou 199, na Polícia Militar 190 ou na Ouvidoria Municipal 0800.941.1000.