Ações de combate à dengue estão sendo realizadas constantemente pelo atual governo, através da secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica. Dando continuidade a esse trabalho, os agentes seguem com visita casa a casa em todos os bairros, com prioridade àquelas situadas em regiões onde há mais incidência de casos da doença.
Também estão sendo realizadas vistorias em pontos estratégicos (onde há possíveis criadouros) e em imóveis especiais (locais onde há grande circulação de pessoas). “Quando é detectado um caso suspeito de dengue, a Prefeitura realiza a atividade de bloqueio de controle de criadouros, efetuando uma busca ativa na região onde ocorreu o caso. Até a data de 26 de fevereiro, 76 casos positivos de Dengue foram confirmados”, afirma o Executivo municipal.
Apesar da proximidade do feriado, as intensificações (mutirões) contra a Dengue, que já ocorreram nos bairros Palmares, Centro e Jardim Alegria, seguem neste próximo final de semana.
Assim, a Vigilância Epidemiológica pede para que os munícipes abram os portões para os agentes, devidamente identificados, e reforça a necessidade de a população ficar atenta, já que, com o aumento das chuvas e o calor intenso, o número de larvas tem aumentado. “Toda a população deve cuidar dos seus quintais não deixando vasilhas que acumulem água e se tornem possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor não só do vírus da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela”, reforça o governo.
Caso o munícipe apresente sintomas, como febre, dor de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros, deve procurar imediatamente o Posto de Saúde do seu bairro ou diretamente no Pronto Atendimento Municipal, para tratamento e confirmação do caso.