Guaíra celebra o Mês da Mulher no ano de 2025 com uma programação diversificada e ações de empoderamento

Cidade
Guaíra, 9 de março de 2025 - 10h34

O município de Guaíra preparou uma extensa programação para celebrar o Mês da Mulher 2025, com o tema “Direitos, Empoderamento e Igualdade das Mulheres”. A iniciativa, mobilizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), conta com a participação de diversas entidades locais e inclui: palestras, oficinas, atividades diversas esportivas, informativas, culturais, de lazer, além de ações voltadas à saúde e ao bem-estar feminino.

No dia 5 de março, a APAE inicia as atividades com uma oficina de práticas de autocuidado feminino, destinada ao Grupo Sócio Ocupacional da APAE.No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Frente Parlamentar e a Procuradoria da 

Mulher organizam, junto com o CMIR, uma ação na Praça São Sebastião e no Semáforo, com distribuição de panfletos e orientações à comunidade. Já no dia 15, o Parque Maracá sediará a “Ação Cidadania”, com atividades diversas: esportivas, culturais, educacionais, informativas, de lazer e de saúde.

A programação também inclui palestras para adolescentes em escolas estaduais locais, oficinas nos CRAS I, II e III, CREAS e entidades APAE e SOGUBE, e OAB, como também orientações e a intensificação de exames preventivos nas USFs – Unidades de Saúde da Família.

Como símbolo do compromisso da Prefeitura no combate à violência contra a mulher, o Totem da Casa de Cultura foi colorido em rosa. Todos os totens, que possuem um “botão de emergência”, permitem que mulheres em situação de risco, como agressões e ameaças, se comuniquem diretamente com os Guardas Municipais na Central de Monitoramento.

Em diversos casos, esse dispositivo já resultou em prisões em flagrante pela Lei Maria da Penha.

O encerramento ocorreu no dia 31 de março, com uma homenagem que a Frente Parlamentar e a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal prestarão a algumas mulheres.

O Mês da Mulher consolida o compromisso de Guaíra com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher, destacando a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Realização: CMDM Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Fundo Social de Solidariedade, Câmara de Vereadores, Procuradoria da Mulher, Frente Parlamentar, Prefeitura Municipal de Guaíra, (Diretorias: de Saúde, Assistência Social, Educação, Esportes, Cultura, Serviços Urbanos, Comunicação , Desenvolvimento Econômico), OAB, Associação de Desenvolvimento de Guaíra-SP Águas Correntes, Escolas Estaduais Públicas( Enoch, Dalva Lellis, ETEC, Zezinho de Portugal), Conselho Municipal da Igualdade Racial – CMIR, SOGUBE, APAE, Sindicato Rural.  Apoio: CMDM.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente