Pela primeira vez desde a inauguração do escritório do Sebrae em Barretos, em 1998, a região tem uma representante na final estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A produtora rural Vânia Delfino, de Guaíra, concorre na categoria Produtora Rural e representará a cidade na cerimônia que acontece no dia 26 de agosto, em São Paulo.
O prêmio, criado em 2004, reconhece e incentiva histórias inspiradoras de empreendedorismo feminino em todo o Brasil. De lá para cá, mais de 200 mulheres já foram premiadas e mais de 5 mil histórias levantadas.
“Chegar à final estadual, num estado como São Paulo, que tem o maior número de inscrições do país, já é uma grande vitória. Mostra a força da mulher guairense e a vocação da nossa cidade para o agronegócio”, afirmou Rafael Matos, do Sebrae.
A virada de chave
Vânia Vieira da Silva Delfino, iniciou sua trajetória empreendedora após participar do Empretec, curso desenvolvido pela ONU e realizado em Guaíra pelo Sebrae em parceria com a prefeitura. Desde então, abraçou outros projetos como Alle Rural e Sebrae PEC.
“O Empretec foi a minha virada de chave. Passei a acreditar mais no meu potencial e me abrir para novas oportunidades”, contou.
Um dos marcos de sua atuação foi a reorganização da associação de produtores locais, que permitiu que Guaíra voltasse a fornecer hortaliças para a merenda escolar após um período comprando de outros municípios. Além da produção, Vânia passou a receber alunos em sua propriedade para ações de educação ambiental e conscientização sobre sustentabilidade.
Reconhecimento coletivo
O prefeito Junão destacou a importância do trabalho conjunto: “Essa conquista é resultado da união entre prefeitura, Sebrae e Sindicato Rural. A Vânia começou pequena, mas hoje é grande em exemplo, grande em fazer acontecer como produtora. Semear com carinho e amor é grandeza”.
A gestora do prêmio, Laura Cristina Bueno Mendes, do Sebrae, ressaltou que o resultado tem peso extra pela relevância de São Paulo na competição: “Mesmo em terceiro lugar, já é uma vitória enorme, porque é o estado com mais concorrentes no país”.
Para Nilda Pereira, do Sindicato Rural, o feito também é fruto de um trabalho de base: “Houve muito esforço antes para formar e apoiar os pequenos produtores. Ver a Vânia brilhar é gratificante”.
Orgulho guairense
Elynes Antonelli, secretária a agricultura, vem apoiando a Vânia desde o começo e está feliz e orgulhosa por estar participando esse momento com ela.
Emocionada, Vânia disse que não imaginava chegar tão longe:
“Eu já me sinto premiada pela vida que tenho. Mas saber que minha história é exemplo para outras mulheres e fortalece nossa cidade é especial. Só tenho a agradecer a todos que acreditaram em mim.”
Com a classificação para a final estadual, Guaíra não apenas comemora a trajetória de uma empreendedora, mas também reforça sua imagem como polo de produção agrícola e de valorização da mulher no campo.