Guaíra deixará de ter plantão policial em período noturno, finais de semana e feriados

Delegacia da Polícia Civil continua com atendimento normal de segunda a sexta, das 08h às 18h; Saiba como ficarão os serviços de registro de ocorrência à população em horários fora do expediente

Policial
Guaíra, 21 de fevereiro de 2020 - 10h51

Ainda não há uma data definida para o fechamento do plantão policial da Polícia Civil no município guairense. Porém, este atendimento realizado fora do expediente – durante à noite, em finais de semana e feriados – não ocorrerá mais em Guaíra, conforme declarações da própria unidade.

Provavelmente a mudança ocorrerá no início de março. Mas, a PC esclarece que não fechará a delegacia, mantendo os serviços normalmente de segunda a sexta, das 08h às 18h, com delegado, investigador e escrivão atendendo prontamente. “Infelizmente, a polícia civil perdeu muitos funcionários nesses últimos anos, não se repôs o quadro. Não vai fechar a delegacia, vai fechar o plantão noturno, ocorrências que o cidadão fazia à noite, finais de semana e feriados”, informou o policial e vereador Rafael Talarico, durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira (18).

A autoridade esclareceu ainda que essa mudança não afeta em nada os trabalhos da Polícia Militar, que é quem atende os flagrantes na cidade. “A PM continuará fazendo as suas ocorrências normalmente e os plantões serão levados para Barretos. Não vai atrapalhar em nada o trabalho da PM”, ressalta Talarico, lembrando que não faltará efetivo na rua enquanto a viatura se deslocar ao município barretense para o registro. “Agora, com a atividade delegada, eles podem receber para trabalhar em seu horário de folga, então pode aumentar o efetivo deles na rua.”

Rafael afirma que o fechamento do plantão não ocorreu só em Guaíra e que a cidade é a última dos nove municípios atendidos pela Delegacia Seccional de Barretos a aderir à mudança. “Há uma política de segurança pública envolvendo a Polícia Civil de todo o interior do estado de são Paulo. A polícia continuará com suas funções e, inclusive, melhorará para a população, porque agora terá mais tempo de investigar, o escrivão terá mais tempo de relatar seu inquérito. Vai trabalhar mais tranquilo, não terá aquela sobrecarga de trabalho que infelizmente prejudicava o trabalho, que é a investigação, o indiciamento. A polícia continuará atendendo com excelência como sempre atendeu. A PC se desdobra para atender a população e não será diferente”, declarou o vereador.

Registro de ocorrência

Para registrar as ocorrências fora do expediente, Rafael lembra que o cidadão pode fazer o registro de maneira digital, através da “delegacia eletrônica”, na internet ou ainda no outro dia (segunda a sexta, horário de expediente) para casos mais amenos. “É só entrar pelo site da polícia civil (policiacivil.sp.gov.br), ocorrências, como furto e roubo de veículos, de objetos ou documentos, injúrias, calúnias, difamação, acidente sem vítima, desaparecimento ou encontro de pessoas, etc.

Plantões regionalizados

Desde maio de 2019, o governo do Estado de São Paulo, responsável por todas as delegacias civis, decidiu fechar os plantões de polícia durante à noite, feriados e fins de semana de dezenas de municípios.

Na região de Franca, a Justiça chegou a determinar que a Delegacia Seccional daquele município retomasse o funcionamento dos plantões da Polícia Civil em Aramina (SP), Buritizal (SP), Guará (SP), Igarapava (SP) e Miguelópolis (SP), no prazo de 48 horas, sob pena de multa mensal de R$ 50 mil por unidade fechada. A exigência ocorreu após intervenção do Ministério Público.

De acordo com a Associação de Delegados de São Paulo (Adepesp), o déficit no efetivo da Polícia Civil no estado é de 14 mil agentes. A Secretaria de Segurança Pública afirma que vai realizar concurso para contratar 2.750 policiais civis, mas, até o momento, não foi anunciado a abertura do processo.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Policial
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente