Guaíra no mapa das grandes instituições de formação política do país

A cidade tem uma liderança que faz parte do RenovaBR e RAPS: o administrador e advogado José Pugliesi de Oliveira Neto

 

Política
Guaíra, 9 de agosto de 2020 - 09h55

Após a onda de manifestações de junho de 2013, grupos e movimentos de renovação e formação política tomaram corpo no País. O cenário de corrupção e impunidade que nosso país enfrentou abriram espaço para a insatisfação com os políticos e partidos tradicionais. Várias pessoas passaram a entender que é fundamental transformar a forma de fazer política no Brasil. Uma nação desenvolvida depende de um poder público atuante, comprometido e que esteja qualificado.

Desde 2018, em meio a uma crise de representatividade, esses grupos tiveram seu apoio multiplicado, ajudando a eleger 58 políticos, sendo 30 no Congresso Nacional. Entre eles, nomes como Tabata Amaral (PDT-SP)Vinicius Poit (Novo-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES), que foram alunos e participaram de grupos como o RenovaBR e RAPS. O RenovaBR é uma iniciativa de renovação política idealizada pelo empreendedor e investidor Eduardo Mufarej.

Fundada em outubro de 2017, a instituição seleciona novas lideranças do país inteiro. Gente que conhece de perto os problemas das cidades e tem disposição e capacidade para enfrentá-los. Pessoas de diversos partidos, com diferentes ideias, mas que têm em comum a crença de que política é lugar de honestidade, diálogo e dedicação.

Já a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) é uma organização pioneira criada em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro. O foco da RAPS é conectar, desenvolver e apoiar lideranças políticas comprometidas com a sustentabilidade. São pessoas em diferentes momentos da vida pública e eleitoral dispostas a dialogar e trabalhar em conjunto por um país mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e com respeito aos recursos naturais.

A cidade de Guaíra tem uma liderança que faz parte das duas instituições. Desde 2015, o administrador e advogado José Pugliesi de Oliveira Neto faz parte da RAPS. Após um rigoroso processo seletivo, ele passou a integrar a instituição que elevou sua formação política. No RenovaBR desde o início de 2020, José Pugliesi já concluiu o curso RenovaBR Cidades, onde através de aulas ministradas por professores e especialistas de diversas áreas estudou os desafios dos municípios brasileiros, comunicação política, liderança e representatividade. “A qualificação política é fundamental para vencer as velhas práticas. No lugar de campanhas milionárias, devemos ter pessoas conversando com pessoas, levando propostas sinceras e soluções realizáveis. A formação é fundamental para quem quer impactar positivamente a sociedade. A proposição de políticas públicas deve ser feita através da análise de dados e evidências e para isso é preciso estar preparado”, afirmou José Pugliesi.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Política
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente