Guaíra recebe mais dois respiradores para atendimento de pacientes com coronavírus

Com os novos equipamentos, Guaíra passa a contar com 6 leitos com respiradores fixos, dentre os 14 quartos disponibilizados para pacientes com Covid-19

Saúde
Guaíra, 29 de julho de 2020 - 22h56

Nesta semana, a Santa Casa de Guaíra está recebendo mais dois aparelhos respiradores fixos para atendimento de pacientes com coronavírus que necessitem do apoio respiratório. Os equipamentos foram entregues pelo Governo de São Paulo, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Regional e de Saúde. No total, foram entregues 111 equipamentos para a capital e outras 26 cidades do interior.

De acordo com o Governo do Estado, a distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e com estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

Com os novos equipamentos, Guaíra passa a contar com 6 leitos com respiradores fixos, dentre os 14 quartos disponibilizados para pacientes com coronavírus na cidade. O município possui também um respirador móvel para eventuais transferências de pacientes para hospitais da região, quando necessário.

Até o dia 28, três pacientes ocupavam os leitos em Guaíra, o que representa cerca de 20% de ocupação.

De acordo com o Secretário da Saúde do município, Jorge Uatanabe do Prado, desde o início da pandemia, a cidade adotou todos os protocolos sanitários preconizados pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde.

“A Santa Casa de Guaíra tem uma área isolada onde os pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19 são atendidos por uma equipe médica e de enfermagem exclusiva, evitando o trânsito dentro do hospital e o contato com outras pessoas”, ressaltou.

Na Farmácia Municipal, os pacientes com sintomas do coronavírus, após prescrição médica, têm acesso gratuito a todos os medicamentos destinados ao combate da doença. “Além disso, a Assistência Social fornece máscaras para pessoas carentes. O município fornece EPIs para os profissionais e servidores que estão na linha de frente de combate à doença. O pessoal do DEAGUA e de Serviços Urbanos faz a desinfecção com água e cloro dos pontos com maior fluxo de pessoas na cidade. O prefeito José Eduardo adotou todas as medidas de enfrentamento à doença”, disse o secretário.

Finalizando, Jorge ressaltou que embora o município esteja preparado para o enfrentamento à COVID-19, a população deve fazer sua parte. “O isolamento, o distanciamento social, juntamente com o álcool em gel, assepsia, e o uso de máscaras por parte da comunidade, será essencial para que possamos vencer essa doença o mais rápido possível.”

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente