Guaíra registra mais de mil casos de dengue neste início de ano

Cidade
Guaíra, 11 de fevereiro de 2016 - 10h34

Já são 482 positivos e 643 suspeitos. Município lidera ranking da doença na região de Barretos

 

Segundo dados registrados pela Vigilância em Saúde de Guaíra, do dia primeiro de janeiro, até o dia cinco de fevereiro já foram registrados 1.125 casos de dengue, sendo 482 positivos e 643 suspeitos, que aguardam confirmação dos exames.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Barretos, de junho de 2015 a janeiro de 2016, Guaíra lidera o ranking de casos da doença, à frente de Barretos, Bebedouro, Olímpia, entre outros.

Apesar dos avisos, há ainda muitas residências que estão fazendo a inspeção, além de terrenos baldios, prédios abandonados e praças, que estão se torando focos para o mosquito Aedes Aegypti.

Maurício Alves, diretor da Vigilância em Saúde, reforça que a população deve manter suas residências limpas, evitando qualquer tipo de objeto que acumule água parada. “Sem a participação efetiva de toda comunidade, qualquer cidade não reverte o quadro de infestação. O maior ator no combate à dengue é o cidadão. Evitar recipientes e locais que acumulem água é a regra de ouro”, destacou Maurício.

 

A vigilância destacou alguns cuidados essenciais como: armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela limpeza urbana na frequência usual; jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos; mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada; mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas; elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível, mantenha-os limpos; mantenha limpos (bem esfregados) os bebedouros de animais domésticos; mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas; atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador; caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

 

“Deixe os agentes de combate dengue do município entrar na sua casa, eles são treinados para encontrar os criadouros que o cidadão comum não vê. Em caso de insegurança quanto à identidade do agente, ligue para Secretaria Municipal de Saúde 3332-5151 ou Ouvidoria Cidadã 0800-941-1000”, conclui o diretor.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente