Guaíra se despede de Yolanda Massarioli André, a Vovó Landa

Geral
Guaíra, 8 de junho de 2016 - 08h00

Em suas entrevistas ao jornal O Guaíra, Vovó Landa se dizia muito orgulhosa por sua família e mostrava-se completamente ativa, trabalhando na pizzaria diariamente

Na madrugada desta segunda-feira, 06, faleceu Yolanda Massarioli André, muito conhecida por Vovó Landa, com seus saudáveis 93 anos, deixando filhos Tonico André, Cida, Paulo e Lucinha, netos Evaldinho, Paula, Luis Carlos, Cássio, Paulo Marcio e Andréia e dois bisnetos, Helene e Nicolas.

Carinhosamente chamada de Vovó Landa, Dona Yolanda já recebeu o Título de Cidadã Guairense em dezembro de 2012 pelos honrosos serviços prestados ao município.

Em suas entrevistas ao jornal O Guaíra, Vovó Landa se dizia muito orgulhosa por sua família e mostrava-se completamente ativa, trabalhando na pizzaria diariamente. “Tenho um orgulho danado de ver o Cássio, a Lucia lutar com esta pizzaria! Até hoje fico mais na supervisão, gosto ainda de mexer com os ingredientes, ainda bato meus bolos. Todas as tardes eu monto as caixas que embalam as pizzas. Em uma hora e meia, preparo 100 caixas. Não abro mão deste trabalho porque as crianças batem aí na porta para conhecer a Vovó Landa. Então tenho que dar exemplo!”

Yolanda também demonstrava o grande amor que sentia por Guaíra. “Amo esta cidade! Quando dou uma volta de carro com as meninas, vejo o quanto esta cidade cresceu, como está bonita, como o lago Maracá é lindo! Sou muito agradecida pela troca que esta cidade me proporcionou: trabalhei muito por ela, mas ela me devolveu tudo o que eu fiz me fazendo uma mulher muito, imensamente feliz.”

HISTÓRICO

Yolanda Massarioli André nasceu na Fazenda Macaúbas, zona rural de Batatais (SP), em 1ª de dezembro de 1922. Filha de João Massarioli e Luiza Capelozi Massarioli passou a juventude em Orlândia (SP), para onde seus pais se mudaram em 1937. Ali se casou em 1946, com o senhor Marcílio André e passaram a residir na cidade de Guaíra (SP). Dos 93 anos, 66 anos foram vividos na cidade.

De origem bastante humilde, criada na zona rural no início do século XX, frequentou somente os primeiros anos do ensino primário, suficientes, todavia, para se preparar para a compreensão dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes que somente o aluno apaixonado pela escola da vida consegue entender.

Foi companheira inseparável do senhor Marcílio, especialmente em seu comércio. Ele no balcão e ela na cozinha desde os tempos dos fogões de lenha. Criou inesquecíveis sabores de juventude, que embalaram os recreios do Colégio Enoch Garcia Leal, nos tempos que cuidava da cantina.

Gerações inteiras de guairenses se deliciaram com suas artes culinárias, na cantina e no Bar Para Todos, que era localizado na Rua 8. Seus temperos, juntamente com de outras ilustres guairenses, marcaram presença como elementos de prazer que fazem parte da composição cultural da jovem cidade.

Esmeralda André Mazzieiro, Antonio Massarioli André, Maria Aparecida André de Oliveira, Paulo André e Maria Lúcia André de Oliveira são seus filhos, que da mesma forma que seus netos, bisnetos, noras e genros seguem a mesma postura de cidadã, a mesma linha de conduta e comprometimento com os valores importantes da família. Esses são alguns dos atributos de Yolanda Massarioli André, a Vovó Landa, que deixa a cidade em profundo sentimento por essa personalidade tão incrível.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente