O Hemonúcleo é responsável pela distribuição de sangue para vários hospitais da região
O hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos necessita que doadores de sangue compareçam com urgência para reabastecer o estoque, que se encontra praticamente vazio. A coordenadora da captação de doadores, Ana Paula Borges, explicou que a mudança no clima afasta os doadores neste período do ano.
“A queda de temperatura diminui o fluxo de doadores não somente aqui no hemonúcleo do Hospital de Câncer como nos hemocentros de todo o país. Por isso há uma preocupação muito grande e foi lançada uma campanha que é o Junho Vermelho, como uma forma de sensibilizar as pessoas a procurarem os hemocentros e fazerem a doação de sangue”, disse.
O Hemonúcleo do HC abastece também a Santa Casa e o hospital São Jorge, além das cidades de Colina, Colômbia, Guaíra e Jaborandi.
Ana Paula citou os tipos sanguíneos mais necessários neste momento. “Os tipos sanguíneos que mais faltam são O positivo e O negativo. Há uma oscilação, ao mesmo tempo que o estoque está bom, surge uma necessidade muito grande de transfusão e o estoque cai. Mas todos os tipos sanguíneos devem vir doar sangue”, afirmou.
Ela ressaltou que o processo para ser um doador de sangue é muito simples. “É necessário estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, sendo que as pessoas com 16 e 17 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e a primeira doação de sangue deve ser feita antes dos 61 anos. Também é importante trazer um documento oficial com foto, que pode ser a CNH ou RG, dormir no mínimo seis horas na noite anterior à doação e se alimentar bem”, enfatizou.
“Se a pessoa tiver ingerido bebida alcoólica, é necessário esperar 12 horas para doar sangue, também é preciso evitar alimentação gordurosa e fritura porque isso pode prejudicar a doação de sangue”, acrescentou a coordenadora da captação de doadores.
“Pedimos para que as pessoas não deixem para depois, compareçam ao hemonúcleo mais próximo e doem sangue. Uma doação pode salvar até três vidas e o sangue não tem substituto por isso contamos com a população para tomar esta atitude”, concluiu Ana Paulo Borges.
O hemonúcleo do Hospital de Câncer funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 12 horas e aos sábados e domingos das 7 às 11. O telefone para mais informações é (17)3361-6600 ramal 6814.
PRÉ-REQUISITOS PARA A DOAÇÃO
No dia da doação, portar oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar com a saúde em dia; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Impedimentos definitivos – contrair Hepatite após os 10 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária.
Conscientize os seus familiares, amigos e colegas de trabalho a realizar a doação de sangue. Em poucas horas, você pode ajudar a salvar anos e anos de vida do próximo. (Colaboração: ODiárioOnline)