IORM realiza sua primeira Live prática de Dança para os alunos do Agenda Cultural

O projeto, que atinge quatro cidade, é realizado pelo Instituto, em parceria com o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Cultura

Geral
Guaíra, 16 de agosto de 2020 - 08h09

A primeira Live prática de Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM – foi realizada no dia 11 de agosto pelo canal do Youtube do Instituto. O vídeo foi  direcionado aos alunos do projeto dos núcleos de Orlândia, Miguelópolis, Ipuã e Guaíra, seus familiares, educadores e comunidade.

A aula dinâmica foi conduzida pela professora de Dança Contemporânea do IORM, Vivian Vinha, que orientou as atividades para serem realizadas, de forma segura, por todos em suas casas.

Tendo como tema central a Consciência Corporal e a Criatividade, a prática foi desenvolvida inicialmente com um trabalho de respiração consciente e sensibilização, seguida por exercícios de organização corporal, alongamentos, força e equilíbrio. A parte de criação e improvisação teve como proposta imaginar que o corpo é um grande elástico, que aumenta e diminui de tamanho em diversas direções e velocidades, isso possibilitou a exploração do tempo e espaço, alguns dos conceitos estudados em Dança. Na finalização, foi proposto um exercício de relaxamento, um momento para acalmar, respirar e conscientizar o corpo após toda a prática realizada. “Foi um momento especial em que mesmo na distância, em cidades e casas diferentes, conseguimos nos conectar e continuar movimentando juntos”, disse a professora.

“O roteiro teve que ser pensado cuidadosamente. Levamos  em consideração que o estar em casa não se compara ao estar em uma sala de dança, com  piso e espaço adequados para a prática, por exemplo. Além disso, o direcionamento das atividades no modelo virtual precisa ser bem elaborado, pois, nós, professores, não estamos em interação presencial e nem temos o recurso do toque para direcionar o movimento”, avaliou Vivian.

“Além de estimular a prática, a live foi o caminho para fortalecer a comunicação com os alunos. A equipe do IORM vem fazendo um trabalho estruturado e planejado para dar continuidade às atividades online no momento de distanciamento social. E esse ciclo não se completa sem a importante e fundamental participação dos alunos”, salienta a coordenadora artística do IORM, Valeria Pazeto.

E os trabalhos continuam. A próxima aula prática de dança online pelo canal do Youtube será com o professor de Jazz, Caio Souza.

ESPETÁCULO VIRTUAL

No segundo semestre, o IORM dará início ao processo criativo do primeiro espetáculo virtual realizado pelo instituto. O espetáculo Pés que Ouvem e Mãos que Falam, contará com o apoio especializado de profissionais da área de vídeo dança da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.“O IORM tem compartilhado com os alunos a compreensão da grandeza e inovação que essa experiência irá proporcionar, e entender que eles são parte essencial para essa construção. Esta ação, assim como todas as outras que estamos desenvolvendo e adaptando para este momento de Pandemia, conta com o esforço e dedicação de toda a equipe, todos os profissionais envolvidos para cumprirmos um  dos objetivos mais importantes do IORM: a manutenção de um elo saudável entre nós e nossos assistidos, nossos alunos e suas famílias, por meio da arte”, conclui Pazeto.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente