
“A Lei Paulista de Incentivo ao Esporte mostra, na prática, a força do esporte como instrumento de transformação social. Estamos ampliando oportunidades para milhares de crianças e jovens em todo o estado, incentivando projetos que promovem cidadania, inclusão e desenvolvimento humano”, afirma a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Claudia Carletto.
As iniciativas contemplam diferentes áreas, como educação, formação esportiva, participação, rendimento, gestão, desenvolvimento e infraestrutura. Entre os destaques estão os projetos voltados ao futebol e futsal para crianças e adolescentes de ambos os sexos. Atualmente, 51 iniciativas nessa área são desenvolvidas por meio da Lei, ampliando o acesso ao esporte e incentivando novos talentos.
Projeto em Osasco reúne esporte e inclusão social
Em Osasco, um dos exemplos desse impacto é a Escola de Futebol LFAO, projeto incentivado pelo Governo de São Paulo que atende cerca de 1.500 crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos. Mais do que ensinar fundamentos do futebol, o projeto promove disciplina, convivência, desenvolvimento social e perspectivas de futuro para jovens que sonham em seguir carreira no esporte.
“A Escola de Futebol LFAO vai muito além do social: ela usa o esporte como ferramenta de transformação, tirando as crianças da rua e oferecendo estrutura, material de qualidade e acompanhamento. Esse projeto usa o futebol para formar jogadores e caráter, ensinando respeito e educação”, disse Luana Viriato, mãe da Lara, uma das alunas do projeto.
Os números reforçam a dimensão da política pública, que conecta empresas incentivadoras a projetos esportivos capazes de gerar impacto social em diferentes regiões do estado, da iniciação esportiva ao alto rendimento.

