O departamento de Serviços Urbanos tem intensificado a limpeza urbana com a coleta de entulhos e roçada de grama nas áreas públicas da cidade desde o início da última semana.
Os servidores públicos, juntamente com os trabalhadores do Projeto “Trabalho Cidadão”, estão executando as atividades.
Os produtores rurais guairenses também colaboram com a iniciativa, emprestando tratores para intensificar os trabalhos necessários e deixar o município mais limpo e cuidado.
Nesta semana, a roçada está concentrada nas áreas institucionais dos bairros: Bárbara, Muraishi e Tonico Garcia. A programação é que todas as 200 áreas institucionais da cidade recebam a limpeza.
A Prefeitura esclarece que, de acordo com o Código de Posturas do Município, é proibido depositar entulhos provenientes de demolições ou construções, lixo, detritos, papéis velhos ou outras impurezas, atirar aves ou animais mortos nos logradouros e vias públicas; jogar lixo ou detritos sólidos de qualquer natureza nos bueiros ou ralos das ruas e avenidas.
“É importante também que os proprietários de terrenos particulares realizem a limpeza dos mesmos. A prefeitura estará notificando, autuando e multando os proprietários que não realizarem a roçada”, afirma o setor. Em Guaíra, hoje, são 4.800 terrenos particulares.
“As chuvas e as altas temperaturas são propícias para o aumentar o focos do mosquito Aedes aegypti que é responsável em transmitir série de doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika.”
O prefeito interino, Edvaldo Morais, esclarece que a participação da população é importante. “Estamos fazendo uma força-tarefa para deixar nossa cidade mais bonita e aconchegante e, consequentemente, livre de doenças por mosquitos que se desenvolvem em água parada, como a dengue. Com o apoio de toda a população, conseguiremos atingir nosso objetivo”, enfatizou.