O lixo verde resultado da poda de ervas daninhas em terrenos baldios, de galhos e de manutenção de jardim só pode ser colocado na rua no início de cada semana – na segunda, terça e quarta-feira – nunca a partir da quinta-feira entrando no fim de semana. Em Guaíra essa rotina existe há várias décadas. Existe a regra de descarte no início da semana, mesmo assim, algumas pessoas continuam desobedecendo a ordem, o que leva os cidadãos a reclamar, insistentemente.
O prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, Junão, recomendou ao titular do setor de Serviços Urbanos que observe esse problema e supere o descuido dessa parcela dos guairenses que sujam a cidade deliberadamente. Márcio Parreira reforçou a recomendação para os proprietários de casas e terrenos: “Todos precisam se conscientizar de que a coleta não é feita no final de semana. De quinta-feira a domingo, o lixo colocado na rua pode acarretar notificação e resultar em multa para o proprietário do imóvel que tiver colocado”.
Ele lembra que as máquinas e operários estão em atividade sem parar, no entanto, há um problema que limita o trabalho de coleta do lixo verde: a falta de maquinário em quantidade suficiente e isso a Prefeitura está procurando resolver. É necessária a compreensão de todos os guairenses. O prefeito Junão recomenda paciência a todos. O trabalho da Prefeitura, de limpeza de terrenos particulares, áreas institucionais, canteiros e rotatórias continua no mesmo ritmo em que a chuva faz as plantas crescerem. Só não pode continuar o descaso de algumas pessoas que insistem em desobedecer a rotina de descartar o lixo nos dias errados.