Mato seco em terrenos da cidade: atear fogo na vegetação seca é prática ilegal e passível de multa

Quem flagrar pessoas colocando fogo em terrenos não edificados pode fazer a denúncia para a Guarda Civil Municipal, pelos telefones: 199 ou 3331-2273

Geral
Guaíra, 1 de agosto de 2020 - 22h24

Ao apertar a fiscalização contra os terrenos baldios, com mato alto, lixos e entulhos, a Prefeitura e os vizinhos dos lotes não edificados, agora, estão vivenciando outro tipo de irregularidade em diversos bairros da cidade: trata-se do uso ilegal de herbicidas que faz secar o mato, o “mata mato”.

Além do uso ilegal desse produto proibido pela ANVISA em toda área urbana, devido aos males que podem causar à saúde humana, animal e ao meio ambiente, ocorre que muitas vezes o dono do terreno ou mesmo outras pessoas colocam fogo no mato seco, no local, sem se importar com as consequências.

“Não se sabe o autor, mas foi detectado pela Prefeitura na última terça feira (28 de julho) no bairro Campos Eliseos, terrenos com mato seco protagonizaram um princípio de incêndio, o qual colocou em risco imóveis nas imediações, sem falar nos transtornos gerados aos moradores das imediações devido a fumaça e fuligem”, afirma o governo.

Nesta ação, além infringir o Código Florestal Nacional o autor da queimada, também fere normas da Lei Municipal 2.282 de novembro de 2007, onde estão previstas sanções e multas.

“Vale esta ressalva, porque em muitas situações de reclamações atendidas pela Prefeitura, o que se percebe é que há vizinhos idosos, pessoas com bebê em casa ou mesmo pessoas com problemas respiratórios, e que vêm agravados sua situação, pois a fumaça prejudica o pulmão e todo o aparelho respiratório”, adiciona.

A prefeitura alerta que secar o mato com uso de herbicidas, sobretudo o mato alto, não faz mudar a situação do terreno, que continuará com a indicação de irregular, mesmo porque o efeito do herbicida não resolve o problema no prazo de sete dias exigido pelas notificações, no máximo faz mudar a cor do mato de verde para amarelado.

Quem por ventura flagrar pessoas colocando fogo em terrenos não edificados pode fazer a denúncia para a Guarda Civil Municipal, pelos telefones: 199 ou 3331-2273.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente