
A discussão sobre a melhoria da mobilidade urbana em períodos de chuva se torna ainda mais oportuna considerando as recentes tragédias ocorridas no litoral paulista, que tiveram como um dos fatores agravantes a falta de infraestrutura adequada para lidar com as fortes chuvas.
Este é um problema que tem se arrastado por anos, afetando significativamente a vida dos moradores da região. Durante as chuvas, as vias se tornam praticamente intransitáveis, causando transtornos e prejuízos para ao comércio e motoristas que precisam utilizá-las, bem como para os pedestres que precisam atravessá-las.
É preciso que toda sociedade e seus representantes levem em consideração as lições aprendidas com essas tragédias e trabalhem de forma proativa para evitar que situações semelhantes ocorram em Guaíra. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da população, e a busca por soluções efetivas para o problema de mobilidade urbana em períodos de chuva é uma medida essencial nesse sentido.
Algumas ideias já foram levantadas, como: sistemas de drenagem mais eficientes e até a realização de obras de pavimentação mais adequadas para suportar as condições climáticas da região. Segundo alguns conselheiros essa é uma discussão é de extrema importância para a cidade de Guaíra e deve ser tratada com a seriedade que o assunto requer. Espera-se que o resultado dessa discussão seja um plano de ação efetivo que permita melhorar a mobilidade urbana na cidade, prevenindo tragédias e garantindo a qualidade de vida da população.
Segundo o arquiteto José Milton Nogueira (Tioga), responsável pelo departamento de obras da prefeitura, já foram iniciadas uma aproximação com profissionais que trabalham com projetos na áreas de planejamento e mobilidade urbana para suprir possíveis projetos demandados pelo setor.
Uma cidade com problemas de mobilidade afeta diretamente a qualidade de vida da população, além de impactar negativamente no meio ambiente e na economia local.
Sua melhoria, principalmente em relação ao problema de tráfego em períodos de chuva, é de extrema importância para a cidade.

