A reciclagem diária

Opinião
Guaíra, 11 de julho de 2017 - 09h54

Islamismo é um modo de vida que ensina a busca de cada um melhorar seu íntimo, seja ele espiritual, físico e social. O Profeta Muhmad SWS disse: “Realmente fui enviado como um Profeta com o propósito de aperfeiçoar o bom comportamento”. 

No Islã é de extrema importância que os muçulmanos busquem o auto aperfeiçoamento em relação a todos os aspectos de suas vidas. Como resultado, o bom caráter afetará os outros e, portanto, melhorará a sociedade como um todo. Essa mudança dinâmica tudo começa no nível individual.

A este respeito, Deus diz no Alcorão: Verdadeiramente Deus não muda a condição de um povo até que eles mudem o que são em si mesmos” (13:11).

Antes de um indivíduo ter tal prática, deve-se definir sua intenção, pois o Profeta assim ensinou: “Todas as ações são julgadas por suas intenções, e cada pessoa será recompensada de acordo com sua intenção”.

Por isso, o desejo de melhorar-se genuinamente, pelo favor Deus, e proporcionar benefícios é primordial. Por outro lado, ter intenções impuras e purificar as intenções é fundamental para o sucesso da busca do auto desenvolvimento.

A limpeza do coração também é um grande componente de auto aperfeiçoamento porque afeta diretamente suas ações, onde devemos eliminar mágoas, raiva, inveja, arrogância e quaisquer sentimentos que possam nos prejudicar.

Quando o Profeta Muhmad Sws foi enviado 1400 anos atrás, ele ensinou aos árabes pagãos de Meca a acreditar no Deus Único e a viver com justiça; implorou-lhes que renunciassem à idolatria e seus estilos de vida impulsivos. Ao longo de 23 anos, sua mensagem elevou o status das mulheres, trouxe a consciência de Deus entre as pessoas e salvou os pobres e necessitados. Ao fazê-lo, não só ele ajudou os indivíduos a alcançar a auto aperfeiçoamento, ele reabilitou toda uma sociedade, onde a discriminação racial foi praticamente eliminada, a guerra tribal foi substituída por laços unidos de fraternidade, usura e álcool foram completamente proibidos.

O auto desenvolvimento começa no nível individual e exige uma grande quantidade de disciplina. Além de se esforçar para se tornar mais fisicamente puro, mantendo um corpo saudável e limpo, é igualmente importante para um indivíduo manter a sua saúde espiritual através de ações justas. A purificação da alma permite que um indivíduo se aproxime de Deus e exiba um comportamento mais positivo que se traduz em seus atos.

Para purificar e melhorar a si mesmo, o Islã descreve vários passos:  oração, o jejum, a súplica, meditação, etc. A realização destes permite que os muçulmanos se aproximem de Deus aumentando a consciência individual de Deus ao longo do dia. Isso, por sua vez, diminuirá sua probabilidade de cometer atos que desagradam a Deus, permitindo que as pessoas criem seus padrões morais e éticos.

Sorrindo, sendo gentil e ficando positivo ao interagir com os outros. Isso leva à misericórdia e perdão, que são atributos que Deus ama nos seres humanos. As tradições proféticas mencionam que sorrir é um ato de caridade e remover obstáculos que prejudicam os outros é um sinal de fé. Outros incentivam as pessoas a espalhar boas notícias e trocar presentes como forma de aumentar o amor entre os indivíduos, pessoas que passam adiante os seus aprendizados. Ter autodisciplina e gerenciar o tempo para que a pessoa seja mais produtiva ao longo do dia.

Prestando uma ajuda para aqueles que precisam. Uma vez que o Profeta Muhammad (saws) foi perguntado: “Que ações são mais excelentes?” Ele respondeu: “Alegre o coração dos seres humanos, alimentar os famintos, ajudar os aflitos, aliviar a tristeza dos tristes e remover Os sofrimentos dos feridos “.

Manter boa companhia e amigos que irão influenciar o indivíduo de forma positiva. Realizando sincero arrependimento pelos pecados e buscando a misericórdia e o perdão de Deus. Sentindo-se culpado por transgressões que se fez, e depois fazendo um esforço ativo para aprender com os erros de uma pessoa e nunca mais as repetir.

Assim cada pessoa vai acrescentando na sua vida uma mudança, aprimorando a boa conduta, compartilhando com os demais, causando assim um elo do bem, da paz e da tranquilidade de todos que estiverem ao nosso redor.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente