As adivinhações e o Islã

Opinião
Guaíra, 19 de abril de 2017 - 09h11

Algo que o Islã rechaça é a prática de atos relacionados a adivinhações do futuro, bruxaria, etc., sendo atos demoníacos, e aqueles que assim fazem não atingem a não ser o politeísmo e a aproximação dos maus espíritos com o que gostam.

Assim é descrito no alcorão: “Foram os demônios que incorreram na incredulidade. Ensinaram aos homens a magia” (2:102).

Deus não fez a cura ou benefício para o ser humano em algo queEle proibiu e se houver um mal, ninguém, além d‘Ele, poderá removê-lo. “Sua ordem, quando quer algo, é tão-somente: ‘Seja!’, e é.” (Alcorão 36:82)

O Islã ensina que Deus ouve a qualquer um e aceita as súplicas não necessitando assim de qualquer outro tipo de ajuda, intercessão, onde assim é dito no alcorão: “Quando Meus servos te perguntarem por Mim, dize-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se dirigir.” (Alcorão 2:186).

Então, por que muitas pessoas vão para os bruxos, se apegam a esses amuletos de feitiçaria, à leitura da xícara de café, ao lançamento da areia, às conchas, tirar a sorte que aparecem nas revistas, em alimentos, cores de roupas, etc.? Sendo todos enganos e mentiras que não beneficiam ninguém e afastam as pessoas da confiança em Deus.

Em outro versículo assim é dito:“Os homens aprendiam o que lhes era prejudicial e não o que lhes era benéfico, sabendo que aquele que assim agisse, jamais participaria da ventura da outra vida. A que vil preço se venderam! Se soubessem…” (Alcorão 2:102).

Profeta Muhmad SWS disse: “Os anjos descem sobre as nuvens para citar algo que aconteceu nos céus, o Diabo ouve o dito e o revela aos adivinhos. Eles dizem cem mentiras com a informação.”

Por esse motivo que muitas informações passadas às pessoas não têm qualquer conteúdo, acertando em parte e errando na maioria das vezes, onde a pessoa vai entrando em uma ilusão e se afasta cada vez mais do Criador.Se analisarmos a pessoa que busca tais meios, busca ajuda naqueles que são como eles, meros seres humanos, criaturas limitadas, que possuem necessidades, deixando de ter a confiança no Criador, que tudo Sabe, tudo Ouve e apenas Ele tem Poder sobre tudo.

Há meio de imunização da bruxaria e de outros males, incluindo: Crer na Unicidade de Deus e ter confiança apenas n’Ele, pois somente Ele defende os fies, é Suficiente, não havendo necessidade de procurar as criaturas, devendo se amparar na oração, na paciência, etc.

Se realmente algum mágico ou bruxo tivesse algum poder, os mesmos protegeriam a si próprios, mas os mesmos não conseguem se defender, demonstrando assim que são presas de si mesmos e quem dirá auxiliar alguém de algo que não possuem poder algum.

Por fim, feliz é aquele que possui a confiança do coração totalmente em Deus, fazendo sua parte dentro da sua capacidade e esperando para alcançar o objetivo, com tranquilidade da alma, com a firme convicção de que qualquer que seja o resultado é um resultado de acordo com a vontade de Deus e Seu decreto.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente