A cooperação é algo hoje esquecida em um mundo cada vez mais individualista, onde a as pessoas se preocupam apenas com os seus próximos, se esquecendo dos outros.
Assim é relatado no alcorão: Ajude-se uns aos outros na virtude, justiça e piedade (5:2). Deus criou o ser humano como um ser fraco, limitado que precisa cooperar continuamente com seus semelhantes em toda a vida. Isso é claro em diversos assuntos.
O homem precisa de alguém para semear para ele e colher para ele e ele precisa de alguém para fazer ferramentas, comercializar bens e comprar coisas. Para resumir, as pessoas não podem viver a menos que cooperem entre si.
As pessoas precisam uns dos outros, sendo a cooperação entre algo importante que Deus ordenou e tornou a base para o bem-estar religioso e mundano. Se as pessoas alcançarem serão uma estrutura forte e integrada, e um único corpo ou um edifício.
A solidariedade islâmica significa ajudar uns aos outros, de pé ombro a ombro, apoiando-se e aconselhando-se mutuamente. Isso inclui exigir o que é bom, proibir o que não é benéfico, chamar os outros a Deus e orientar as pessoas para o que conduzirá à sua felicidade e salvação, neste mundo e no futuro.
Inclui ainda ensinar o ignorante, ajudar os indigentes, apoiar aquele que é injustiçado, impedir o malfeitor de ofender os outros, manter a segurança, parar os criminosos, corruptos, estabelecer justiça e espalhar paz e segurança em todos os locais.
O apoio mútuo também inclui reconciliação entre pessoas, resolvendo conflitos entre eles e lutando contra quaisquer injustiças.
O Profeta Muhammad (a paz esteja com ele) disse: “A semelhança dos fiéis em seu mútuo amor, misericórdia e compaixão é a do corpo; Se uma parte se queixa, o resto do corpo se junta a permanecer acordado e sofrendo febre. ”
Assim a pessoa sente o que o outro passa e alimenta, assim a compaixão, ajuda, conselhos, como se fosse um único corpo.
Interceder em favor dos outros e usar sua influência para ajudar as pessoas a cumprir e completar o bem, também está no alcorão: “Quem interceder em favor de uma causa nobre participará dela; por outra, quem interceder em favor de um ignóbil princípio, igualmente participará dele; e Deus tem poder sobre tudo” (Alcorão 4:85).
Sobre as qualidades das pessoas, assim diz: “E que surja de vós um grupo que recomende o bem, dite a retidão e proíba o ilícito. Este será (um grupo) bem aventurado” (Alcorão 3:104).
Recomendar sempre o bem, proibir os ilícitos deve sempre ser a obrigação de todo cidadão, beneficiando toda a sociedade.
Para atingirmos o êxito dessa cooperação devemos convidar as pessoas com sabedoria, tratando-os da melhor forma, como desejaríamos ser tratados, perdoando aqueles que erram, não julgando para jamais sermos julgados.