A importância da semana de Ogum

Opinião
Guaíra, 5 de maio de 2018 - 09h38

São de ações afirmativas, concisas e perenes que o combate à discriminação e preconceito racial precisa, e nesta linha de atuação, a 2º Semana de Ogum realizada entre os dias 26 e 28 de Abril em Guaíra agiu, demonstrando culturalmente e historicamente a importância do negro em nossa sociedade, a necessidade imediata de tolerância religiosa e sua diversidade bem como projeção para melhora no quadro preocupante em que o negro se encontra no país (e aqui cabe destacar números estatísticos preocupantes já apresentados em artigo anterior).

Infelizmente o Brasil é um país racista e preconceituoso com esses fundamentos estampados no seu DNA social e cultural, o que torna pior a sua constatação, pois é de fato notado na grande maioria das vezes em levantamentos realizados pelo IBGE e outras instituições de pesquisa, demonstrando assim situações que já ocorreram ou que estão ocorrendo.

Somos o país com a segunda maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria (África), mais de 50% da população brasileira é negra, porém, somente 17% compõe a faixa mais rica, em contrapartida, na composição da população mais pobre (que ganha até R$ 130,00 por mês) os negros saltaram de 73,2% em 2004 para 76% em 2014.

Vale destacar que analisamos aqui somente a perspectiva renda, pois o negro compõe também a maioria da população carcerária brasileira e de vítimas da violência (seja ela doméstica, assassinatos entre tantas outras).

Reforçando a introdução do texto, toda ação voltada e efetiva no empoderamento, conscientização e valorização do negro em nossa sociedade, bem como ao combate do preconceito e racimo é mais que necessária para mudarmos este quadro que persiste há anos no Brasil.

Mais que participar, é preciso praticar o combate ao preconceito e discriminação racial, policiar nossos atos diários, os valores que estão sendo transmitidos aos nossos filhos (por nós e a sociedade) bem como a postura que nos é apresentada pela comunidade, amigos e familiares, estes fundamentos tem princípios legais implantados no Brasil há anos porem muito longe de alcançar sua plenitude prática.

Parabéns a todos os envolvidos na execução e realização da 2º Semana de Ogum, cabendo parabenizar também a participação e parceria do CMCN (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra) de Guaíra-SP, do COMIR (Conselho Municipal da Igualdade Racial) de Barretos-SP, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Barretos-SP, Prefeitura de Guaíra – SP, ONG Aruanda Brasil de Barretos – SP órgãos e instituições fundamentais para o fomento e credibilidade do evento.


TAGS:

Marcelo Nascimento Ferreira

Bacharel em Administração de Empresas, membro CMCN (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra).

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente