Objetivos do Sistema Social Islâmico

Opinião
Guaíra, 20 de agosto de 2016 - 10h29

O sistema social no islamismo tem como objetivos básicos aplicar as ordens divinas, havendo assim um aspecto devocional, equilibrado, abrangente, fácil, que beneficia todas as pessoas.

Ele busca satisfazer a tranquilidade em todos os sentidos, sejam emocionais, materiais, nas relações familiares e na sociedade como um todo.

Para que esses objetivos tenham sucesso, todo ilícito que Deus prescreveu deve ser afastado, caso contrário sempre haverá o medo, intranquilidade, falta de paz, temor, causando reflexos nos demais que nos cercam.

Assim, a paz a ser buscada faz com que a alma tenha sossego total, satisfazendo o amor, a afinidade entre todos, chamando-os para a boa conduta e moral, cuidando das novas gerações nessa vida.

Exemplo disso está no alcorão: E que surja de vós uma nação que convoque para as boas ações, recomende a prática do bem e proíba a prática do ilícito. Esta será (uma nação) bem-aventurada” (Alcorão Sagrado, 3:104).

O Profeta Muhamad SWS disse: o exemplo dos fies é como se fosse um só corpo, se um órgão adoece todo corpo sente. Não penseis mal um do outro, nem vos metais nos assuntos dos outros, nem vos provoqueis uns aos outros. Afastai-vos do ódio e da inveja que opõem as pessoas umas às outras. Não entreis em conflitos sem razão. Sede sempre escravos e súditos de Deus e vivei uns com os outros como irmãos.

Um dos deveres de todas as pessoas nesta vida é satisfazer a misericórdia, seja dos humanos, animais, com os pais, filhos, vizinhos, empregados, idosos, órfãos, necessitados, etc., pois aquele que não tem misericórdia com os outros, Deus não terá dele, ensinou o Profeta Muhamad SWS.

A Integração social através das relações familiares, cooperação pelo bem para buscar esse objetivo, reflete na sociedade, nos grupos, povos e nações, sendo um princípio que o islamismo busca.

Mútuo reconhecimento entre pobres, ricos, fortes, fracos, governantes e governados, pessoas da mesma comunidade e de outros locais, sejam muçulmanos ou não, faz com que haja a verdadeira estabilização social.

Dois dos pilares da prática islâmica ensinam isso, seja a caridade para aquele que possui condições de pagar poderá beneficiar várias classes de pessoas, não somente pobres, mas algum viajante, alguém que tenha dívidas, etc. A peregrinação a Meca uma vez na vida para quem possui condições físicas e financeiras une em um mesmo local, milhões de pessoas de todo o mundo, com diversas cores, idiomas, classes sociais, não havendo qualquer discriminação.

O objetivo assim do sistema social islâmico é manter total harmonia, dando a cada pessoa o seu direito, estabelecendo assim satisfação própria de cada um e principalmente junto ao Criador.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente