Psicoterapia Infantil: a importância do brincar

Opinião
Guaíra, 4 de julho de 2017 - 16h44

É importante ressaltar que não são somente os adolescentes e os adultos que apresentam disfunções e transtornos de origem psicológica. As manifestações em crianças ocorrem com frequência e podem ser percebidas através do baixo rendimento escolar, de comportamentos agressivos, da hiperatividade, da timidez em excesso, da dificuldade de interação com outras crianças ou até mesmo com os próprios familiares, entre outros.

A psicoterapia pode trabalhar individualmente com uma criança ou com um grupo de crianças e como elas não conseguem se expressar com a mesma clareza que os adultos, são usados recursos lúdicos como aparato para a terapia. São brincadeiras dirigidas que permitem a compreensão e intervenção sobre os problemas.

Os recursos lúdicos auxiliam na abordagem do mundo infantil, considerando as necessidades particulares de cada criança. Tem-se como referencial o sofrimento e como objetivo ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor. Para as crianças o brincar, desenhar, construir e se comunicar são maneiras importantes de compartilhar sentimentos e de resolver problemas.

A psicoterapia é o tratamento adequado para ajudar as crianças que passam por conflitos e alterações comportamentais. Durante a psicoterapia, elas recebem apoio emocional e, de forma lúdica são orientadas a resolver questões internas, problemas com pessoas do seu convívio e a compreender as suas emoções e os seus conflitos, além de aprender a tentar novas soluções para os desafios apresentados.

Os objetivos da terapia podem ser específicos (mudança de comportamento, melhoria das relações com amigos ou familiares, melhoria no desempenho escolar, etc.), ou gerais (diminuir a ansiedade ou melhorar a autoestima, etc.).

Durante o processo é de extrema importância o envolvimento dos pais, pois são eles que convivem diariamente com a criança. Eles serão orientados sobre formas alternativas de ajudar o filho, bem como passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema.


TAGS:

Pâmela Pereira Inomata

Pâmela Pereira Inomata

Psicóloga | CRP 06 | 103502 – Atendimento de crianças, adolescentes e adultos…

Rua 16, Nº 605 – Centro – Esquina da Avenida 13

17 | 3331 2675 – 3331 5644

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente