Peruoteca | Projeto itinerante leva mais leitura para alunos da rede municipal de ensino

De um veículo abandonado para uma perua reformada – através de iniciativa privada – e repleta de livros, proporcionando contos de histórias de uma maneira diferente

Geral
Guaíra, 20 de agosto de 2019 - 10h01

Alunos e professores estão encantados com a ”Peruoteca”: Uma Kombi adaptada para o projeto da secretaria municipal de educação, repleta de livros e fantasias, aumentando a imaginação das crianças por onde passa.

A ”Peruoteca” é o resultado de uma parceria entre o Governo Municipal e a iniciativa privada. ”O município tinha o veículo, que estava abandonado no antigo matadouro e, provavelmente, seria vendido ou leiloado como sucata, mas, por meio da parceria com a Escola Santa Luz, da empresária Marli Vaccaro, foi equipado, recebendo nova pintura, toldo, almofadas, tapetes e livros que permanecem à disposição dos alunos. Não tem dinheiro público nessa transformação”, explicou o secretário da pasta e vice-prefeito, Renato Moreira.

”Essa ideia tão importante, praticamente foi a custo zero para a prefeitura devido à iniciativa privada. Quero agradecer à Dona Marli por apoiar este nosso projeto, que é de grande relevância para os nossos estudantes” completou.

Renato, que também é professor, demonstrou a importância do incentivo à leitura. ”Essa iniciativa é importante para que as crianças tenham uma aproximação maior com a leitura e despertem o hábito de ler os mais diversos estilos de publicação. Vendo o entusiasmo dos nossos alunos acredito que alcançaremos este objetivo”.

A Kombi foi inaugurada no dia 14 de agosto, na EMEF Padre Mario Lano e encantou o público infantil através dos professores envolvidos. ”Realizamos, nos dois períodos, uma grande inauguração, com festa, música, contação de história, fazendo a leitura que já é realizada durante todo o ano na unidade. A Peruoteca vem para enriquecer ainda mais o trabalho que fazemos junto com a biblioteca, com os professores”, contou a diretora do local, Geisa Japolla Israel.

Luma Maira Vieira, coordenadora da escola elevou a imaginação dos pequenos, com lindos contos. ”As crianças amam ouvir histórias, ficam extasiadas, gostam muito. Sempre gostei muito de ler e, proporcionar isso pra eles, é muito rico, porque ler enriquece ainda mais o aprendizado”, ressaltou.

Renato finalizou agradecendo o apoio recebido do prefeito José Eduardo. ”Pegamos essa perua com autorização do prefeito, que nos orientou desde o início para fazermos projetos com criatividade a custo baixo. Agora, temos um cronograma a ser seguido que passará por todas as unidades escolares para incentivar a leitura das crianças, seja a professora lendo o livro, ou até mesmo a criança contando história para os outros, ou rodas de leituras”.

7º MOMARTE

A Peruoteca foi inaugurada durante a 7º MOMARTE – Mostra Municipal de Arte – que este ano tem o tema: ”Encontro Cultural – Arte e Folclore” com o objetivo de valorizar a arte, especialmente tendo os estudantes da rede municipal como protagonistas na atividade artística.

A 7º MOMARTE teve início no dia 5 de agosto, quando permaneceu até o dia 9 na Escola Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto. Na semana passada, de 12 a 16 de agosto, a mostra e a Peruoteca estiveram na EMEF Padre Mario Lano. Já do dia 19 a 23, é a vez da EMEF Francisco Gomes de Souza e, fechando, de 26 a 30 de agosto, a exibição estará na EMEF Vera Lúcia Vitali.

A mostra é itinerante e, entre as atrações, possui exposição de fotos de todos os prefeitos, em comemoração aos 90 anos de Guaíra, apresentações de danças e brincadeiras folclóricas, teatros e lendas musicais, cantigas de roda e de trabalhos artísticos dos estudantes e também do Coral da Terceira Idade.

No período de 2 a 6 de setembro a 7º MOMARTE e a Peruoteca estarão na Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello, onde serão recebidos os alunos da educação infantil, como as pré-escolas e creches e também os atendidos do CAP’s.






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente