Prefeitura intensifica ações contra a Dengue

O trabalho intensivo de bloqueio será feito todas as sextas-feiras, em locais que são identificados focos de larvas ou casos positivos da doença

Saúde
Guaíra, 14 de outubro de 2019 - 15h17

As equipes do Controle de Vetores, Agentes de Saúde e Limpeza Pública, a partir desse mês, com a proximidade do período chuvoso e aumento do calor estão realizando um trabalho intensivo de bloqueio de criadouros do Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela.

O trabalho intensivo de bloqueio será feito todas as sextas-feiras, em locais que são identificados focos de larvas ou casos positivos da doença. Na semana passada foi a vez do bairro Mutirão receber a visita dos agentes na intensificação do bloqueio. Na última sexta-feira (11) foi a vez do bairro Ligia que recebeu a ação.

O trabalho terá como ação visitas casa a casa, visitas de bloqueio de suspeitos, visitas com equipes especiais para trabalho em pontos estratégicos, cadastro de imóveis especiais, notificação de terrenos baldios e áreas em estado inadequado de limpeza.

Aliado a isso continuam sendo concentrados os esforços nas ações educativas e de orientação a população. É muito importante que a população também esteja engajada em combater os focos do mosquito dentro de casa, no quintal e no trabalho.

Precisamos da ajuda permanente dos munícipes. Esse combate é diário. ”As equipes têm intensificado as ações, mas precisamos do apoio e conscientização da população em geral, pois é um trabalho em conjunto” reforça o secretário de saúde Jorge do Prado.

Os moradores devem permitir a entrada dos agentes e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais (inservíveis) que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas. São essas as orientações que os agentes levam aos munícipes nas atividades realizadas durante toda a semana e intensificadas as sextas-feiras.

A Orientação é para que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas de saúde da família mais próxima da sua residência.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos