Prefeitura investe 3 milhões de reais em obras no município

As obras vão ativar a economia local e dar uma melhor condição de infraestrutura na cidade

Cidade
Guaíra, 21 de julho de 2019 - 08h30


A prefeitura iniciou uma seqüência de obras de infraestrutura na cidade, o intuito do prefeito José Eduardo Lelis, é resolver os problemas em diversos prédios públicos e realizar uma recuperação urbana.

Em entrevista, o prefeito municipal disse que são obras em vários setores que receberão benfeitorias e segundo o chefe do executivo darão mais conforto, segurança e melhor atendimento ao cidadão guairense. A Prefeitura está investindo em torno de 3 milhões de reais e essas ações produzirão um grande impacto na estrutura da cidade. E citou os tópicos das obras que estão em andamento ou pautadas no setor de obras do município.

  • Na semana passada, iniciou-se a construção da rotatória do bairro Reinaldo Stein, uma antiga reivindicação dos moradores da região. A rotatória melhorará o tráfego e disciplinará melhor o fluxo de veículos no local. Junto com a rotatória serão implantados no acesso 2 (saída das Antas) bocas de lobo e tubulações para o escoamento de águas pluviais com interligação do canal já existente. O bairro também está recebendo a sinalização vertical de trânsito Além do bairro Reynaldo Stein, outros bairros como: São Francisco, Cidade Jardim, Nova Guaíra e Muraishi II serão beneficiados nessa etapa de sinalização.

 

  • No setor de saúde, será feita a ampliação da Unidade Básica de Saúde José Adalberto Lélis, no Bairro Tonico Garcia. Na unidade será construído um novo anexo, com 260 m2 de construção. Atualmente, cerca de 11 mil pessoas estão cadastradas na UBS e utilizam os serviços oferecidos. A reforma vai gerar mais conforto tanto para os pacientes quanto para os funcionários. O prédio atual da UBS recebeu uma reforma completa no primeiro semestre deste ano e agora inicia a construção de um anexo. Também será realizada a reforma da Unidade Básica de Saúde Tarcisio Barini, no Bairro Vivendas do Bom Jardim. No primeiro semestre deste ano já foram reformadas também as UBS dos bairros Vila Aparecida e Jardim Eliza. Ainda no setor da saúde, está em andamento as obras do antigo Centro de Especialidade, que hoje está implantado no prédio UPA, para receber o Pronto Socorro, em que ficará interligado a Santa Casa, o que dará maior praticidade para o atendimento de urgência e emergência aos pacientes.

 

  • Na área de Assistência Social está sendo feita a reforma total do prédio localizado no bairro Padre Mario Lano (Mutirão I e II), onde, a partir das obras concluídas, será implantado o Centro de Referencia da Criança e da Juventude. O objetivo é oferecer atendimento de forma integral a criança e ao adolescente, estabelecendo uma rede de serviços especializados no trato às questões relativas à infância e adolescência. E não para por aí, neste 2º semestre, o CSU – Centro Social Urbano receberá reforma para se transformar no ”Ganha Tempo da Assistência” com os equipamentos da diretoria da Assistência Social. Esse novo modelo de Ganha Tempo, idealizado pela atual Gestão, tem como objetivo proporcionar à população um atendimento de alta qualidade com conforto e eficiência.

 

  • Outra obra importante e que já está em andamento é a ampliação do Cemitério Otávio Reis da Costa, em que, está sendo aumentada sua área em mais 12 mil m2. Uma obra imprescindível que proporcionará espaço para Guaíra fazer sepultamentos por décadas.

 

  • Nos próximos dias, iniciará a reforma e ampliação da Balança Municipal. A balança é responsável  pela pesagem da produção agropecuária do município e também da região, de materiais recicláveis e do lixo doméstico que é transferido para o aterro sanitário em Guará.

 

  • Ainda sobre obras relacionadas a infraestrutura será feita a reforma do Posto de Abastecimento do Almoxarifado Municipal, com a construção de um tanque aéreo para combustíveis, além da parte estrutural do posto de abastecimento que inclui cobertura e piso.

 

  • No setor de Educação é a vez da Escola Francisco Gomes receber melhorias. O telhado será trocado por telha termoacústica – aumentará o isolamento térmico e acústico do local e com isso oferecer um ambiente agradável aos alunos e profissionais da educação municipal.

 

  • E as benfeitorias continuam também no setor de saneamento básico, já está em fase de conclusão a construção do Emissário e Ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Santa Quitéria, que permitirá um maior desenvolvimento demográfico, com construção de casas populares e novos loteamentos, além de atender as demandas ambientais. Já foram concluídas 93% da obra. O DEAGUA – Departamento de Esgoto e Água está realizando a construção do Emissário de Esgoto do bairro Nova Guaíra com a finalização de 65% das obras, com a extinção das lagoas de dejetos e o fim do mau cheiro, essa intervenção faz parte a interligação com a ETE. Outra obra importante que está para iniciar será a manutenção e reforma de guias, sarjetas, passagens de água e bocas de lobo da rede de drenagem em vários bairros da cidade melhorando o escoamento das águas pluviais.

O prefeito José Eduardo, salientou que as obras fazem parte de um amplo projeto de gestão. ”Estamos com várias áreas de atuação e são obras que têm a força de produzir alto impacto na cidade. Primeiro na geração de emprego ao longo das suas execuções e depois com a conseqüente transformação urbanística nos mais diferentes pontos. Nós temos obras nas diferentes regiões da cidade e o que importa é que elas vão ativar a nossa economia e elas vão dar uma melhor condição de infraestrutura e uma base de planejamento para o futuro da cidade” falou o prefeito.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos