
O objetivo da reunião foi definir ações preventivas, de combate e de mitigação dos efeitos de incêndios florestais, em plantações e áreas urbanas. O encontro foi liderado pelo prefeito Antonio Manoel da Silva Júnior e tem como objetivo enfrentar os desafios impostos pelos recentes incêndios que atingiram o município.
Embora Guaíra não esteja entre os 48 municípios incluídos no decreto de situação de emergência instaurado pelo Estado de São Paulo, que vigora por 180 dias, a cidade também foi gravemente afetada pelos incêndios e tempestade de poeira ocorridos no último final de semana. Em resposta, a administração municipal decidiu reforçar as ações de orientação, fiscalização e combate aos sinistros e seus efeitos nocivos.
A Guarda Civil Municipal, responsável pela operacionalidade na Defesa Civil, intensificará a fiscalização e o monitoramento das áreas urbanas, além de dar uma atenção especial ao patrulhamento rural através do programa AgroSP+Seguro. A corporação também fortalecerá a orientação à população sobre a importância da prevenção de incêndios, buscando minimizar riscos e danos.
A Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente e a Zeladoria planejam realizar treinamentos específicos para as brigadas de incêndio que atuarão em grandes áreas institucionais e de reserva naturais na zona urbana, como o Parque Maracá. Uma das estratégias adotadas será a umidificação das áreas verdes, uma medida preventiva contra incêndios criminosos, que serão executadas na Mata do Tais, no Zoológico Municipal e no Parque Maracá.
Além disso, a prefeitura solicitou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a liberação do serviço emergencial de aceiro na Mata do Tais, visando proteger essa importante reserva.
A Diretoria de Saúde elaborou um plano de contingência para o Pronto Atendimento, garantindo que pacientes afetados por agravos respiratórios sejam encaminhados de forma rápida e eficiente na rede de saúde.
Na próxima quarta-feira, 28 de agosto, haverá uma reunião na Direção Regional de Saúde (DRS) de Barretos, onde serão traçadas diretrizes para os 18 municípios da região, incluindo Guaíra, a fim de coordenar esforços e garantir uma resposta adequada às emergências.
A Diretoria de Educação promoveu uma força-tarefa na manhã de hoje, segunda-feira, dia 26, promovendo uma limpeza profunda e desinfecção de todas as unidades escolares, para eliminar a sujeira e o cheiro de fumaça ocasionados pelos incêndios e tempestade de poeira de sábado, dia 24.
Através dessas medidas, a Prefeitura de Guaíra demonstra seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a saúde da população, buscando minimizar os impactos dos incêndios que vêm se tornando cada vez mais frequentes e devastadores em todo o país.

