


A prefeitura de Guaíra, através de parceria com a Usina Colorado, fez a retirada dos três sinos que estavam suspensos na torre de relógio da Matriz São Sebastião, para manutenção e devolver à cidade este símbolo.A demanda era antiga. Segundo o Padre Edisson Páttaro, o receio era a queda dos objetos, por consequência do madeiramento antigo, somado às ventanias.
Preocupado com a situação, o governo municipal,e Usina Colorado, disponibilizaram um guindaste, para retirada dos três sinos pesando uma tonelada. A ação foi executa com muita segurança e cuidado na presença da Defesa Civil de Guaíra e GCM.
Segundo o prefeito a estrutura de mais de meio século, estava comprometida. “Depois de quase 60 anos, a prefeitura está retirando estes sinos, com o apoio da Usina Colorado, e fará a manutenção na torre e no relógio para, posteriormente retorná-los, mantendo o patrimônio preservado”, afirmou Junão, ao lado do engenheiro Paulo Brinck e do diretor de planejamento, Vamberto Ribeiro.
“Este é um momento histórico. A igreja e comunidade cristã agradecem à prefeitura e à usina Colorado por darem esta atenção e cuidar deste espaço tão visitado em nossa cidade”, diz o Padre Édisson.
Um resgate importante pois os sinos de igrejas têm uma longa história e um significado cultural profundo em muitas comunidades em todo o mundo. Eles são símbolos de tradição, espiritualidade e comunidade, e seu som evoca uma sensação de calma, tranquilidade e conexão com o passado,e breve eles voltarão a pontuar as horas e avisará os fiéis de que era hora de ir à igreja e participar de serviços religiosos.


