Santa Casa de Barretos pede doação de sangue

Agora
Guaíra, 13 de abril de 2016 - 08h12

As pessoas que contraíram dengue, zika ou chikungunya no período de 30 dias não devem doar sangue

A Santa Casa de Barretos está pedindo doação de sangue, principalmente dos tipos O negativo e A positivo. O procedimento para doação é feito no Hemonúcleo do Hospital de Câncer, de segunda à sexta-feira, das 7 às 12 horas e aos sábados e domingos, das 7 às 11 horas.
Para ser um doador de sangue, basta comparecer ao Hemonúcleo do HC, levando um documento original com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), e estar em bom estado de saúde.
Não deve haver consumo de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação de sangue, além disso é necessário evitar o consumo de comidas gordurosas ou fritas no dia anterior e no café da manhã antes da doação de sangue. Não é preciso estar em jejum. Também é bom dormir no mínimo seis horas antes de ir ao Hemonúcleo. Podem doar sangue as pessoas entre 18 e 69 anos.
As pessoas que contraíram dengue, zika ou chikungunya no período de 30 dias não devem doar sangue. Aquelas pessoas que apresentaram sintomas de alguma dessas três doenças, devem esperar passar os sintomas e após 30 dias podem doar sangue normalmente.
Se a pessoa doou sangue e somente sentiu os sintomas nos cinco dias após a doação, é preciso entrar em contato com o Hemonúcleo imediatamente, porque esse sangue precisa ser descartado, pois pode estar contaminado.
Para mais informações, os interessados em doar sangue podem ligar, das 7 às 17 horas, no telefone 3321-6600, ramal 6814, e tirar suas dúvidas.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente