Homenagens e jantar festivo acontecerão, logo mais à noite, nas dependências da instituição
Hoje, logo mais à noite, acontecerá a solenidade de comemoração do Jubileu de Ouro da fundação da Associação da Seicho-no-Ie de Guaíra, no idioma japonês. O evento festivo ocorrerá nas dependências da instituição filosófica e serão homenageadas 50 pessoas, alguns vivos e outros de saudosa memória, mas que muito colaboraram para o desenvolvimento da organização no município.
Embora acontecessem palestras esporadicamente, em Guaíra, acerca dos ensinamentos daSeicho-no-Ie, desde 1961, a institucionalização da entidade se deu no ano de 1966, tendo como fundadores vários integrantes de tradicionais famílias da colônia japonesa de Guaíra.
No início,as reuniões aconteciam na sede social do Kai Kan, localizada na Rua 14, ou nas residências das famílias dos adeptos. Os seminários ocorriam sempre nas antigas instalações do estabelecimento comercial de propriedade de Takeo Saito, isso até a aquisição da sede própria da Seicho-no-Ie, no início na década de 1980.
O primeiro presidente da Seicho-no-Ie foi o senhor ItaroIshida. Takeo Saito, Ioshihiko Mori e SadaoNishimura também presidiram a Seicho-no-Ie em outras gestões. O departamento feminino da instituição (Shirohato-Kai) foi presidido, ao logo do tempo, pelas senhoras Shizuko Saito, KimieHayasaki, TomekiShikako, HidekoOgata e Emiko HiguchiMiki.