Tomógrafo deve chegar ao município em, no máximo, 90 dias

Secretário da Saúde acredita que aparelho chega antes. Esse investimento de R$ 870 mil possibilitará a realização de até 40 exames diários com alta performance e qualidade de imagem

Saúde
Guaíra, 8 de julho de 2020 - 23h28

foto ilustrativa

Uma boa notícia para o município. Foi assinado nesta semana o contrato entre a prefeitura municipal e a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra para a aquisição do tomógrafo computadorizado. O governo repassou o valor de R$ 870 mil, após fazer todos os procedimentos burocráticos.

O montante foi conquistado através de verbas para a Covid-19 repassadas pelos governos estadual e federal, mais investimento do poder público. “A prefeitura está fazendo esse contrato com a Santa Casa, comprando e cedendo o aparelho para o hospital fazer uso e prestar serviço para a saúde pública, atendendo a todos os guairenses nessa demanda tão necessária para o bem-estar de todos”, afirma o secretário da saúde, Jorge Uatanabe do Prado.

Segundo ele, a cidade tenta obter esse aparelho há mais de 30 anos. Agora, em até 90 dias, ele já estará em operação no hospital. “Já foram feitas as cotações e tudo caminha corretamente. Acreditamos que em até três meses já esteja funcionando; é nossa expectativa. Acredito que venha antes, mas estou passando esse prazo incluindo qualquer pormenor que venha a ocorrer”, comemora.

O tomógrado possibilitará a realização de até 40 exames diários com alta performance, proporcionando melhor qualidade de imagem.O novo equipamento permitirá a visualização do corpo inteiro da pessoa em poucos minutos, além de significar qualidade extra nos diagnósticos. Atualmente, quando algum paciente da cidade precisa de tais exames, é encaminhado para Barretos. “Essa máquina trará comodidade para os pacientes, mais rapidez no diagnóstico, sem precisar do incômodo de ter que viajar para fazer um exame. Com isso, conseguiremos salvar mais vidas”, diz Jorge, destacando a economia. “Além disso, economizaremos com viagens, pagamentos a hospitais de Barretos, etc.”

Como a demanda atual não chega a 40 exames por dia, o secretário afirma que haverá parcerias para atender pacientes particulares e conveniados. “Conseguiremos atender a todos. 40 é um número alto.”

Além disso, de acordo com o secretário da pasta, Guaíra já possui um profissional para manusear o tomógrafo. “A sala já está sendo preparada para recepcionar o aparelho e temos especialista contratado desde o início do ano, que já atende a nossa rede de saúde. É o Dr. Luiz Antonio Zago, radiologista”, explica.

Jorge comemora a conquista para a cidade. “É um grande avanço para a saúde pública guairense. Estamos conseguindo resolver demandas antigas da comunidade. É o aparelho de tomógrafo, a resolução dos problemas dos ônibus dos estudantes, da área do cemitério, mais indústria e empregos… Com nossa gestão, estamos economizando mais e produzindo mais, o que está resultando em boas notícias. Como é o caso do PSF do Tonico Garcia, que continua em ampliação e, agora, o PSF do Nádia, que está em processo de licitação para reforma e ampliação”, anuncia Prado.

“Todos sabemos da importância desse tomógrafo para a Santa Casa. Agora, no momento difícil em que estamos vivendo, esse equipamento poderá salvar vidas de pacientes com a Covid-19 como também ampliar o atendimento aos cidadãos. É uma importante conquista”, anuncia o prefeito José Eduardo Lelis.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente