Vereador sugere criação de Mutirões da Saúde em Guaíra

Com um alto número de pacientes aguardando por consultas e exames de médicos especialistas no município, foi sugerido que a prefeitura crie o programa para eliminar a fila de espera

Política
Guaíra, 11 de fevereiro de 2019 - 14h44

Após receber informações da secretária de saúde a respeito da fila de espera existente no município para consultas e exames médicos que são custeados pela administração municipal, o vereador Jorge Domingos Talarico constatou que existe uma demanda por diversos exames. As especialidades variam entre ultrassom, ecocardiograma, ressonância magnética e colonoscopia. Porém, mesmo existindo fila, há uma quantidade de pacientes que são atendidos semanalmente pelo poder público.

Outro dado obtido pelo parlamentar foi em relação às consultas de médicos especialistas em áreas como gastro, urologia, vascular, neurologia, oftalmologia, ortopedia e neurocirurgia, nas quais os pacientes são encaminhados para o AME de Barretos.

Assim, durante a sessão ordinária da última terça-feira (05), o edil fez um pronunciamento analisando os dados encaminhados pela prefeitura em resposta ao seu requerimento e citou que para a especialidade de neurologia, existe uma demanda de 334 pacientes aguardando atendimento e que 80 são agendados por mês pela Secretaria de Saúde.

Para Jorge, neste caso, especificamente, com a quantidade de pessoas aguardando, a demora para a concretização do atendimento pode durar até quatro meses. “É um problema que foi detectado e precisamos propor uma solução para oferecer atendimento rápido e de qualidade para quem aguarda na fila”, comentou.

Talarico destacou a parceria que a prefeitura fez com a Sociedade Matonense de Benemerência, para ampliação do exame de ressonância magnética oferecido à população. Os exames serão pagos com recursos do próprio município e a administração pública disponibilizará o transporte para os pacientes até a cidade de Matão.

Baseando nesta proposta de parcerias com médicos e institutos da área médica, o vereador sugeriu ao prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, a criação de Mutirões da Saúde no município, para atender a comunidade que necessita de atendimento médico especializado em algumas áreas, como a neurologia, bem como a realização de exames e cirurgias. Ele ainda comentou que uma simples dor de cabeça pode levar a pessoa a ter uma Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Jorge ainda citou que, no ano passado, uma equipe comandada pelo médico guairense Dr. André Lacativa fez um mutirão de cirurgia vascular na Santa Casa de Misericórdia e atendeu gratuitamente a população. “Temos que usar exemplos como este para dar um atendimento digno e de resolução para a nossa comunidade. Além de eliminar as filas, o Mutirão da Saúde dará qualidade de vida aos pacientes.”

“Não podemos admitir que uma pessoa espere até quatro meses por um atendimento médico ou exame. É preciso propor, agilizar e resolver aquilo que aflige a saúde das pessoas. Fiz esta sugestão e espero que o prefeito crie mecanismos na sua administração para atendê-la”, encerrou.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Política
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos