Vereadora cobra transparência de gastos e ações contra o Covid-19 em Guaíra

Em resposta, prefeitura disse que todas as despesas estão publicadas no portal da transparência e que iniciativas contra a doença estão ocorrendo desde março

Política
Guaíra, 24 de maio de 2020 - 10h18

A vereadora Maria Adriana de Oliveira Gomes está cobrando, por meio de indicação encaminhada ao prefeito municipal, que a prefeitura realize uma ampla campanha de conscientização para prevenir e combater o Covid-19 no município.

A parlamentar manifestou preocupação com o crescimento do número de casos nos últimos dias no município. “Como todos sabem houve um crescimento dos casos da doença em nossa cidade e já chegamos a 11 casos. É uma situação preocupante e o Executivo tem o poder de executar ações e deve acatar boas sugestões. Como vereadora, não posso fugir da responsabilidade de orientar, cobrar providências e colaborar para que nossa comunidade não sofra as consequências desta pandemia”, declarou.

A sugestão dela é que a prefeitura intensifique o uso de suas redes sociais e site, veículos de comunicação, carros de som com alertas para a comunidade para que evite aglomerações, mantenha o distanciamento social e oriente os comerciantes a manterem ações de higiene e prevenção nos estabelecimentos que estejam em funcionamento.

Por outro lado, Maria Adriana cobrou maior transparência do Poder Executivo dos gastos públicos efetuados por conta da pandemia. Ela informou que neste período, o município fica autorizado a realizar algumas compras por dispensa de licitação, mas que não justifica a falta de transparência que ela tem percebido na administração. “Desde que iniciamos a pandemia, estamos presenciando uma falta de ação do prefeito no enfrentamento e prevenção para evitar casos do Coronavírus em nossa cidade. Hoje, estamos com 11 casos e este silêncio persiste, como se para a prefeitura fosse um lugar isolado, que estará imune a novos casos da doença, um grande engano”, comentou.

“Todos sabem que nossa cidade já recebeu mais de R$ 700 mil para combate ao COVID e existe previsão de receber mais R$ 4,5 milhões do Governo Federal para ações voltadas para combate aos efeitos da pandemia, seja na Saúde ou economia da cidade. Mas, onde está a transparência? Além de não promoverem ações de combate, não existe divulgação dos gastos que estão sendo efetuados pelo atual governo neste período”, disse.

Para cobrar maior divulgação dos gatos públicos, a vereadora apresentou um requerimento ao prefeito solicitando ao mesmo que faça a divulgação dos gastos das ações de combate e prevenção ao Coronavírus no município para amplo conhecimento da população guairense.

ESCLARECIMENTO

A prefeitura informa que todos os gastos públicos com o combate à pandemia do novo coronavírus estão devidamente publicados em seu portal da transparência. O governo também afirma que ações contra a doença estão sendo tomadas desde março de 2020, com diversas orientações e iniciativas tomadas em todos os setores públicos, além de decretos e normas publicados para manter os devidos cuidados no comércio da cidade.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Política
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente