Vereadora prioriza projetos de combate à exploração de crianças e adolescentes

Maria Adriana de Oliveira Gomes defende políticas públicas voltadas para o combate ao abuso de menores e a garantia dos seus direitos

Cidade
Guaíra, 19 de maio de 2019 - 08h30


A vereadora teve dois projetos de lei de sua autoria aprovados por unanimidade na câmara, que visam auxiliar projetos relacionados ao tema no município

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. É assustador o número de casos de violência sexual contra os jovensw no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de pessoas todos os anos.

A escolha desta data é em memória do ”Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune. Nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.

A vereadora Maria Adriana de Oliveira Gomes é Assistente Social e ocupou o cargo de Diretora de Desenvolvimento Social do Município. Na Câmara, ela tem priorizado projetos que visem a garantia de direitos da população e a defesa daqueles que estão em situação vulnerável. Um deles está ligado ao combate ao abuso de menores e o trabalho infantil. Ela é autora do projeto de lei que criou a ”Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que prevê diversas ações no mês de maio voltadas para o tema.

Segundo a parlamentar, a semana visa alertar e conscientizar a comunidade sobre um problema está presente no nosso dia a dia. ”Não podemos fechar os olhos para essa realidade triste que atinge muitas crianças e adolescentes em Guaíra. Precisamos da conscientização sobre a necessidade da prevenção e, principalmente, da denúncia para libertar a criança e o adolescente de qualquer tipo de violência que atrapalhe a sua formação” comentou Maria Adriana.

Sua luta nessa área é constante, tanto que, através de projeto de lei de sua autoria, aprovado por unanimidade pelos vereadores, foi criada dentro da Câmara Municipal a ”Frente Parlamentar Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que tem como objetivo defender e garantir políticas públicas de proteção, bem como propor, apoiar e incentivar ações estruturais e sociais dentro do município.

Para ela, essa comissão dentro do legislativo veio para somar esforços a outros segmentos da sociedade que já trabalham na área de defesa. ”Em Guaíra, já existe uma rede voltada para este trabalho de combate à exploração sexual, como Conselho Tutelar, Ministério Público e juízes das Varas da Infância e Juventude, profissionais que trabalham em entidades sociais e no Centros de Referência de Assistência Social (CREAS). A Frente Parlamentar veio para colaborar, para ser mais um braço forte na luta contra este crime que destrói o futuro dos cidadãos”, destacou.

Também foi criado, por meio de um projeto de lei de autoria da vereadora, a ”Semana de Combate ao Trabalho Infantil”, a ser realizada todos os anos no mês de junho. Denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser anônimas, pelo telefone Disque Direitos Humanos 100.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos