Vigilância confirma dois casos suspeitos de sarampo em Guaíra

Duas crianças com os sintomas semelhantes da doença passaram por testes e estão aguardando os resultados das análises

Saúde
Guaíra, 15 de agosto de 2019 - 08h30


O Departamento de Vigilância em Saúde de Guaíra confirmou nessa semana a suspeita de dois casos de sarampo na cidade. Duas crianças com os sintomas semelhantes ao da doença passaram por testes e estão aguardando os resultados das análises. Familiares e pessoas próximas também foram orientados sobre os riscos e vacina contra a doença.

Segundo o setor, é importante salientar que as vacinações estão acontecendo normalmente, de acordo com a idade, em todos os postos de atendimento. A cada faixa etária existe uma quantidade de dose a ser tomada, como, por exemplo, de 1 a 29 anos e profissionais da saúde são duas, já dos 30 em diante é apenas uma.

Para os menores de seis meses a um ano é necessário tomar a medicação, com 15 dias de antecedência, antes de viajar para cidades que estão em situação de epidemia, caso contrário, devem esperar completar um ano de vida.

No Estado de São Paulo, diversos municípios estão com surto da enfermidade. As cidades são: Atibaia; Barueri; Caçapava; Caieiras; Campinas; Carapicuíba; Diadema; Embu; Estrela D’Oeste; Fernandópolis; Francisco Morato; Guarulhos; Hortolândia; Indaiatuba; Itapetininga; Itaquaquecetuba; Jales; Jundiaí; Mairiporã; Mauá; Mogi das Cruzes; Osasco; Peruíbe; Pindamonhangaba; Praia Grande; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rio Grande da Serra; Santo André; Santos; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; Sorocaba; Sumaré; Taboão da Serra e Taubaté.

Barretos

Às vésperas do início da maior festa do peão da América Latina, Barretos passa por seis casos de suspeita de sarampo. Preocupados com a saída dos guairenses para os shows no município vizinho e com a entrada de turistas, o Departamento de Vigilância em Saúde intensificou suas orientações. Segundo a enfermeira do setor, Ana Carolina Minoda, a ação está abrangendo vários pontos da cidade. ”Nosso intuito é orientar as pessoas, estamos indo em hotéis, rodoviária e restaurantes solicitando as carteirinhas de vacinações para saber se todos estão em dia, caso não estejam, direcionamos ao posto de atendimento para atualizar a carteira”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos