O Zoológico Joaquim Garcia Franco possui muitas árvores antigas com raízes superficiais que estão sob risco de queda no caso de chuvas e ventos fortes. Recentemente ocorreu a queda de um exemplar que provocou o fechamento do bosque para visitação pública.
O local passou por c,riteriosa inspeção e foi reaberto por não oferecer riscos iminentes, no entanto o Departamento de Meio Ambiente do Município implantou um protocolo de segurança em prevenção aos riscos por intempéries climáticas. Sempre que houver riscos de chuvas e ventos fortes o Zoológico será fechado à visitação, podendo, dependendo da avaliação ser reaberto com ao final da intempérie.
Com as chuvas e ventos constantes, o’risco de quedas de árvores é iminente.No dia 24 de fevereiro na cidade de Campinas uma árvore caiu e vitimou uma criança, que veio a óbito, no Parque do Taquaral.O prefeito Dário Saadi determinou o imediato fechamento, por tempo indeterminado, de todos os parques e praças de esportes públicos de Campinas em razão das fortes chuvas que atingem a cidade e dos riscos de quedas de árvores, colocou a Administração Municipal à disposição para prestar todo o auxílio necessário.


