Apesar de se manter na fase amarela, Guaíra continua apresentando casos diários de Covid-19

Governo de SP disse que as prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Estado estão sujeitas a sanções judiciais

Cidade
Guaíra, 17 de janeiro de 2021 - 18h51

Na última sexta-feira (15), o Governo do Estado procedeu à 18ª reclassificação do Plano SP. Programada anteriormente para 5 de fevereiro, a iniciativa foi antecipada como medida preventiva e necessária para proteger vidas, já que a pandemia acentuou sua segunda onda em São Paulo e também em todo o país. Uma nova reclassificação está prevista para o próximo dia 22.

Guaíra se manteve na fase amarela, porém, continua registrando diariamente casos positivos da Covid-19. O ano de 2020 já contabilizou 1.871 casos positivos, 57 mortes e 1797 casos curados na cidade. Já em 2021, foram 16 casos positivos e 77 pessoas suspeitas (até sexta).

Outras regiões regrediram da fase amarela para a laranja. São elas: Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté.  Já Marília foi da laranja para a vermelha. 

Na segunda semana epidemiológica de 2021, os números atuais são semelhantes aos do pico da pandemia em meados de 2020, enfatizou o secretário de Saúde de SP. “O momento é de responsabilidade e de trabalho, com articulação com os Prefeitos do estado. As regiões citadas regrediram de fase em especial por conta da taxa elevada de ocupação de leitos em seus municípios. Exatamente por conta disso, disponibilizamos desde o início do ano 250 novos leitos, para hospitais estaduais, filantrópicos e municipais. É uma ação articulada e imediata, para que ninguém em SP fique sem atendimento O trabalho articulado entre estado e municípios salva vidas”, afirmou Marco Vinholi.

Todos os índices de saúde tiveram incremento significativo. SP registrou, ante a semana anterior, incremento de 5% no número de casos, 2% em óbitos e 10% em novas internações. A taxa de ocupação de leitos de UTI alcançou  67,%. O estado computa um total de 1,6 milhão de casos de Covid.  

O Centro de Contingência recomendou ainda que os 645 municípios do estado apertem as regras para reuniões de trabalho em locais fechados, como limite máximo de 25. Todos os protocolos sanitários e de segurança para cada atividade estão disponíveis no site do Plano SP e devem ser seguidos rigorosamente para conter a pandemia. Prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

O prefeito interino Edvaldo Doniseti Morais salientou a importância da população em manter todos os critérios sanitários, “Não podemos abaixar a guarda, temos usar máscaras, distanciamento social é de extrema importância, usar álcool em gel para assepsia e o mais importante evitar aglomerações” salientou. 

 

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente