-
º º 07:11
Guaíra - SP

Centenas de pessoas participam da 18ª Romaria à Capela do Pindoba

Segundo Orlandinho Gutierrez, organizador do evento, a cada encontro o número de devotos aumentam. ”A fé dos guairenses está a cada ano mais forte”

Geral
Guaíra, 22 de janeiro de 2019 - 15h01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A romaria saiu às 04h para uma caminhada de aproximadamente 18 quilômetros até a Capela do Pindoba, o galo ainda cantava e uma multidão de pessoas se reuniram para participar do trajeto mais um ano. A turma do ciclismo, motociclistas também participaram do evento.

Segundo a crença e históricos do acervo cultural de Guaíra, Pindoba teria sido um escravo que foi enterrado vivo, apenas com a cabeça para fora, após ser culpado injustamente pelo patrão como autor de um furto na fazenda onde trabalhava. Diz a lenda que o furto, na verdade, teria sido praticado pelo filho do próprio dono da fazenda.

A comoção, diante ao fato, vem crescendo ano a ano. Nesta edição, a romaria contou o apoio da prefeitura, com o empenho de todos os setores, em especial do Departamento de Cultura, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Manutenção de Estradas, pelo Departamento de Serviços Urbanos, e do Almoxarifado Municipal.

Na oportunidade a prefeitura também disponibilizou transporte para o retorno dos romeiros, uma viatura da Guarda Civil Municipal, uma ambulância com técnico em enfermagem que acompanhou os romeiros em toda romaria e toda estrutura necessária para a realização do evento.

Uma missa foi celebrada pelo Pároco Edson Pátaro, no final do trajeto, assim que os romeiros chegaram a Capela. Foi um momento de muita emoção e determinação. Segundo Orlandinho Gutierrez, presidente da comissão organizadora do evento, a cada ao o número de devotos aumentam. ”A fé dos guairenses está a cada ano mais forte e a romaria crescendo, a devoção e o comprometimento dos guairense mostram a força da fé de cada um. Começamos esse trajeto com meia dúzia de devotos, hoje centenas participam e mostram sua fé. Nós da comissão estamos satisfeitos com o resultado”, finalizou Gutierrez.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos