Com possível fim das CATIs, prédio da Casa da Agricultura de Guaíra pode ser doado ao município

Se novo secretário da agricultura decidir pela extinção do trabalho de extensão rural, com desativação do imóvel da cidade, espaço poderá abrigar setores da prefeitura

Agro
Guaíra, 30 de maio de 2021 - 13h06

Com o plano de reestruturação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que previa o fechamento das 574 Casas de Agricultura em todo o Estado (ligadas à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CATI), inclusive a de Guaíra, o prédio que abriga a instituição da cidade encontra-se fechado desde o início da pandemia. Agora, a prefeitura quer utilizar o local desativado para abrigar departamentos municipais.

Para isso, o prefeito Edvaldo esteve em contato com o novo secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges e lhe entregou um ofício ao qual o município pede a cessão do prédio, localizado na Rua 20, esquina com a Avenida 5. O objetivo é melhorar a prestação de serviços da administração pública, proporcionando, também, maior comodidade aos servidores e economia para os cofres públicos, com o corte no pagamento de aluguéis de imóveis. 

“Caso seja autorizada a cessão do imóvel para uso pela prefeitura, o próximo passo é reivindicar a doação, em definitivo, junto ao Estado para que passe a integrar o patrimônio público de Guaíra”, aponta o Executivo municipal. Foi exatamente como aconteceu com o antigo prédio do CSU, Centro Social Urbano, que hoje abriga a Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social; e que também foi cedido e depois doado pelo estado ao município, sendo incorporado ao patrimônio público local.

“O Deputado Itamar Borges foi muito atencioso à nossa solicitação. Acredito que vai dar certo, pois ele gosta muito de nossa cidade e sempre está à nossa disposição. Tenho certeza que Itamar será um excelente Secretário da Agricultura do Estado, uma pasta que é extremamente importante para nossa querida Guaíra. Parabéns e obrigado Itamar”, declarou o prefeito interino.

“Extinção” das CATIs

A Associação Paulista de Extensão Rural (APAER) também está em contato com Itamar Borges, mas, a entidade, formada por especialistas de órgãos públicos de extensão rural, pesquisa agropecuária, de universidades e organizações de produtores, quer o compromisso da pasta em revitalizar a Extensão Rural e não fechar as Casas da Agricultura. “A chegada do novo secretário traz esperança de diálogo e de um olhar mais sensível com a agricultura paulista, principalmente em relação a agricultura familiar, que é a principal responsável pela produção dos alimentos que chegam à mesa da população. É preciso um posicionamento claro sobre como ele pretende conduzir a pasta”, comenta Antônio Marchiori, presidente da APAER.

As solicitações da APAER são: abertura imediata das Casas da Agricultura, fechadas desde o início da pandemia; e a vacinação dos servidores contra a covid-19. A entidade quer que o novo secretário reveja a decisão do antecessor, que transferiu a gestão ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente para a estrutura da CATI, na Secretaria da Agricultura, o que, na visão da APAER, “paralisou o trabalho de extensão rural em São Paulo”. 

“Em plena pandemia, a ameaça de extinção das Casas da Agricultura gerou muita insegurança entre os agricultores familiares, principalmente pela falta de transparência por parte da Secretaria. Até hoje não conseguimos ter uma posição clara do Estado sobre o que vai acontecer nesta reestruturação e se ela vai mesmo ser realizada”, afirma.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agro
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente