Com reajuste de 3,52%, carnês do IPTU começam a ser distribuídos nesta semana em Guaíra

O IPTU e a TFF terão desconto de 10% para quitação à vista por meio de cota única, assim como em anos anteriores; não houve aumento real do imposto para o contribuinte, apenas atualização pela inflação

Cidade
Guaíra, 23 de fevereiro de 2021 - 10h04

Os moradores guairenses começam a receber nesta semana os carnês do IPTU 2021. Os vencimentos variam de acordo com a opção de pagamento que o contribuinte escolher.
Munícipes que optarem pela quitação à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano ou da Taxa de Fiscalização de Funcionamento 2021 receberão 10% de desconto.
O IPTU sofreu um reajuste de 3,52%, percentual correspondente à reposição da inflação acumulada de outubro do ano anterior. A arrecadação é revertida em obras sociais e infraestruturas para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

IPTU
O IPTU 2021 terá cota única já com o desconto de 10% com vencimento no dia 30 de março, com possibilidade de pagamento parcelado com vencimentos bimestrais, nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro, sendo o primeiro nos dias 29, 30 e 31 de março, conforme os vencimentos constantes no Carnê, que será enviado ao endereço de correspondência dos contribuintes inscritos no Cadastro Imobiliário Municipal.

TFF
A Taxa de Licença 2021, que terá cota única com vencimento no dia 30 de março com 10% de desconto, já está sendo entregue aos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços. Há possibilidade de pagamento parcelado em cinco vezes sem desconto, com os vencimentos em 30/03, 30/04, 31/05, 30/06 e 30/07. Caso faça a opção pelo pagamento parcelado da Taxa, o Contribuinte deverá fazer a impressão do Carnê no site da prefeitura Municipal por meio do seguinte Link: http://186.211.16.210:5661/servicosweb/home.jsf. Ao acessá-lo, deve-se clicar na opção “Mobiliário” e utilizar o número do Cadastro Mobiliário existente na sua Cota Única para emitir os boletos referentes às 5 parcelas do tributo. Além da Impressão do Carnê, o contribuinte tem as opções de Consulta de Débitos e Emissão de Certidões.
A Taxa de Licença é cobrada de todas as pessoas jurídicas e pessoas físicas que possuam Estabelecimento Comercial, Industrial ou de Prestação de Serviços no município de Guaíra, com exceção do MEI – Microempreendedor Individual que possui isenção desta. Os valores variam de acordo com ramo de atividade e tamanho do estabelecimento.

ISENÇÃO
O IPTU 2021, cujo valor está relacionado ao valor venal do imóvel, variando de acordo com localização e padrão do imóvel, continua recebendo pedidos de isenção até o dia 30 de março e possui estimativa de recebimento de aproximadamente 1500 requerimentos, dentre aposentados, pensionistas, portadores de doenças como câncer e HIV, e famílias atendidas por programas sociais, desde que atendidos critérios como ser proprietários de um único imóvel que utilize como residência própria e renda familiar de até 2,5 salários mínimos.

SEGUNDA VIA E DÉBITOS
O contribuinte que tenha débitos junto ao Departamento de Tributação ou que não receba o carnê do IPTU ou da Taxa de Licença pode imprimir os boletos de recolhimento por meio do Link: http://186.211.16.210:5661/servicosweb/home.jsf ou procurar o atendimento no Ganha Tempo Municipal das 8h30 às 16h30, onde poderá solicitar o Carnê ou as Guias de pagamento da Dívida Ativa, bem como solicitar o parcelamento de sua dívida em até 48 parcelas, evitando o protesto ou execução judicial de sua dívida.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente