Começa a mobilização do 36º Undokai

Festa tradicional da colônia japonesa de mais de três décadas movimentará a sede da ACENB – Associação Nipo-Brasileira – o clube Kai-kan dia 14 de julho

Cidade
Guaíra, 4 de julho de 2019 - 10h42

Fazendo parte da programação do 23º Ecal – Encontro Cultural de Arte Livre 2019 – a 36ª edição do Undokai já começa a ser preparada. O evento que é um tipo de gincana esportiva e cultural mobilizada pela colônia japonesa está marcado para ocorrer no dia 14 de julho, um domingo, começando às 8h estendendo-se pelo dia todo, promovendo a integração da colônia japonesa com toda comunidade.

Uma forma de difusão da cultura nipônica, na festividade que há mais de três décadas e atrai descendentes de japoneses de todos os cantos do Brasil. A Prefeitura de Guaíra, por intermédio da Departamento de Cultura, que incluiu o evento no calendário do Ecal, está apoiando a realização desta comemoração tradicional da colônia japonesa.

O Undokai surgiu no Japão no século XIX como uma reunião anual de familiares nas escolas com objetivo de promover a interação social. Undokai é uma palavra composta: ”undô” significa esporte e movimento e ”kai” é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar.

Familiar porque participam desde as crianças que já sabem andar, até o mais idoso. Esportiva porque envolve atividade física. As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir, como corrida do ovo na colher, cabo-de-guerra, e muitas outras. E gincana porque são distribuídos prêmios para os participantes.

O Undokai dura um dia inteiro na ACENB – Associação Nipo-Brasileira – o clube Kai-kan, onde várias competições acontecem ao mesmo tempo.  Enquanto isso, nas barracas montadas no entorno, famílias interagem saboreando os quitutes da culinária japonesa.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos