Como academias, escritórios, clínicas e salões devem funcionar com a flexibilização da quarentena

Guaíra segue a determinação do Governo do Estado de São Paulo, com pequenas alterações, aumentando a restrição em locais como bares, lanchonetes e similares

 

Cidade
Guaíra, 2 de junho de 2020 - 08h20

A prefeitura de Guaíra publicou, na sexta-feira (29), em seu Diário Oficial Eletrônico, o decreto que instituiu oficialmente o Plano SP, criado a partir da atuação coordenada do Estado com municípios, setores produtivos e a sociedade civil, com o objetivo de implementar ações estratégicas de enfrentamento à pandemia do coronavírus no Estado. A publicação traz todo o detalhamento técnico dos critérios e regras da retomada consciente da economia, com início ontem, 1º.

O governo municipal aumentou algumas restrições devido ao crescimento de casos de Covid-19 na cidade. Assim, permanecem suspensos as atividades: clubes de campo; parques aquáticos; cinema, museu, biblioteca; atividades coletivas (culturais, de lazer e esportivas); shows, boates, festas públicas e particulares; aulas na rede de ensino pública municipal e estadual; aulas em faculdades, cursos preparatórios entre outros; feiras livres; “salão de festas e/ou eventos”, “áreas de lazer”, “casa de festas e/ou eventos”, “clubes”, cemitério ou similares.

Fica ainda proibido o consumo local em bares, sorveterias, lanchonetes, padarias, hipermercados, supermercados, mercados, mercadinhos, armazéns, mercearias e demais terminologias assemelhadas cujo estabelecimento faça atendimento semelhante, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, sem prejuízo dos serviços de entrega (“Delivery”), “Drive Thru” ou retirada no balcão. Fica proibida a aglomeração de pessoas em locais públicos de usos coletivo, tal como Praças, Parque Maracá, Quadras Poliesportivas, Recinto de Exposições e etc.

Como o decreto é extenso, o jornal O Guaíra divulgará em partes, em suas edições, as exigências para os segmentos anunciados.

Os espaços que voltam a funcionar devem exigir o uso de máscara e disponibilizar água e sabão ou álcool em gel 70% em suas entradas orientando funcionários e frequentadores a higienizar as mãos na entrada e saída do estabelecimento, conforme recomendações da Anvisa. Além de reforçar os processos de limpeza de equipamentos e materiais constantemente, deve-se aumentar a limpeza de todo o ambiente ao início e término de cada dia, deve ser feita higienização nas lixeiras e descartar o lixo corretamente, separando os de potencial contaminação (EPI,luvas, máscaras, etc.) descartando-os de forma que não ofereça riscos aos profissionais de limpeza. Sempre que possível, os espaços devem manter as portas e janelas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras e retirar ou evitar o uso de tapetes, carpetes e cortinas facilitando o processo de higienização. Não sendo possível a retirada, reforçar a limpeza de forma adequada. Quando possível, evitar o uso de ar condicionado. Caso seja a única opção de ventilação, instalar e manter filtros e dutos limpos, além de realizar a manutenção e limpeza semanais do sistema.

 

Confira alguns:

 

Academias e similares

Para os estabelecimentos voltados às práticas esportivas, de ginástica, natação, artes marciais e assemelhados, devem manter as atividades internas com no máximo de dois clientes por horário marcado para cada personal trainer ou professor, até o limite de cinco profissionais ou professor  por estabelecimento, ficando proibida a entrada de crianças de até 12 anos de idade incompletos, salvo nas academias esportivas, sendo obrigatória a comprovação da idade mediante documento de identidade (fixar placas com orientação).  É recomendado a não participação de idosos e portadores de doenças crônicas. Para as atividades de Hidroginástica, Hidroterapia e Natação, deve-se diminuir a quantidade de alunos para garantir a segurança sanitária de todos os alunos.

 

Clínicas e consultórios, escritórios, imobiliárias e congêneres

As empresas devem manter o fluxo de entrada e saída do estabelecimento, condicionando o atendimento ao agendamento de horário, de modo a não permitir a presença de mais de dois clientes/pacientes por horário marcado ficando proibida a entrada de crianças de até 12 anos de idade incompletos, desde que não seja paciente. Deve-se retirar da sala de espera todos os itens de entretenimento que podem ser manuseados pelos clientes, como jornais, revistas, entre outros.

Salões e serviços de beleza e estética

Aos prestadores de serviços de beleza e estética; serviços de manicure, salões de beleza e estética, pedicure, podólogo, cabeleireiro, barbeiro e congêneres, o atendimento deverá ser feito com agendamento de horários, podendo atuar a domicílio, desde que adotadas as recomendações. Fica proibido o acesso de crianças menores de 12 anos sendo obrigatória a comprovação da idade mediante documento de identidade (fixar placas com orientação), desde que não seja cliente. Devem ser retirados da sala de espera todos os itens de entretenimento que podem ser manuseados pelos clientes.

Supermercados, mercados, armazéns, mercearias, açougues e similares

Aos hipermercados, supermercados, mercados, mercadinhos, armazéns, mercearias e demais terminologias assemelhadas cujo estabelecimento faça atendimento semelhante, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, deve ser controlado o fluxo de pessoas, proibindo o acesso de acompanhantes ao estabelecimento comercial, com efetiva fiscalização para impedir aglomerações no interior ou em áreas de espera, inclusive em filas formadas na área externa e interna, com distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio).

Fica proibida a entrada de crianças de até 12 anos de idade incompletos. O ambiente deve ser reorganizado para atendimento do distanciamento mínimo entre pessoas. Os estabelecimentos deverão limitar a quantidade de clientes em suas dependências até o limite de 10 pessoas por caixa necessariamente em atividade.

As duas primeiras horas de funcionamento devem ser reservadas para os clientes que contarem com mais de 60 anos de idade. As áreas de fluxo de pessoas devem ser demarcadas para evitar aglomerações, minimizando o número concomitantemente no mesmo ambiente e respeitando o distanciamento mínimo.

Sempre sinalizar preferencialmente no chão ou em local visível a posição em que as pessoas devem aguardar na fila. Além da exigência do uso de máscara, da disponibilização de álcool em gel e o reforço no processo de limpeza,  todos os carrinhos e cestos de compras devem ser higienizados antes do uso e na presença de cada cliente.

Clinicas Veterinárias, Pet Shop e Comércio de alimentos para animais

Além do controle do fluxo de pessoas, as clínicas devem atender somente um cliente com horário marcado. Além de ser proibida a entrada de menores de 12 anos, o ambiente deve reorganizar para atendimento com distanciamento mínimo entre as pessoas. Serviços de pet shop, banho e tosa e similares podem funcionar, devendo no ambiente de trabalho do estabelecimento ser adotada recomendação inerente à e prevenção de contágio entre os funcionários.

Estabelecimentos comerciais e varejistas

Os locais que comercializam roupas e confecções, cama-mesa-banho, calçados, presentes, armarinhos, eletroeletrônicos, móveis, eletrodomésticos, celulares e/ou similares e afins, além de controlarem o número de pessoas dentro do local, devem proibir o acesso de acompanhantes dos clientes, com efetiva fiscalização para impedir aglomerações no interior ou em áreas de espera do estabelecimento, limitada a 01 pessoa para cada 10 m², inclusive em filas formadas na área externa, com distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio).

Fica proibida a entrada de crianças de até doze anos de idade incompletos, com exceção das lojas que comercializam roupas, calçados, brinquedos e similares infantis. O ambiente de trabalho deve ser reorganizado para atendimento do distanciamento mínimo entre pessoas.


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