Defesa Civil alerta para os riscos de linhas e pipas na fiação elétrica

O período das férias escolares é o momento ideal para que crianças e adolescentes possam se divertir empinando pipas e papagaios

Cidade
Guaíra, 3 de fevereiro de 2020 - 14h04

A Defesa Civil do município, órgão ligado à Guarda Civil Municipal, alerta para o risco de choques elétricos quando do contato das pipas com a rede elétrica que atende toda cidade, principalmente quando a linha utilizada está com cerol ou é a chamada linha chilena, que pode cortar os cabos que recobrem a fiação, ocasionando eletrocussão da pessoa que está manuseando o brinquedo.

Usar o cerol, mistura de cola com vidro moído, nas linhas de pipa é proibido pelas Leis: Estadual nº  12.192 de janeiro de 2006 e Municipal de nº 1.770 de novembro de 1997. A legislação do Estado prevê uma multa de 5 UFESPs (R$ 138,05) e a norma municipal uma penalidade de 100 UFIRs (R$ 355,50).

Para evitar os acidentes, a Guarda Civil está orientando a comunidade a denunciar ao perceber o uso do cortante. A denúncia pode ser feita pelo 99979-1909 (Conselho Tutelar), 199 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e 147 (Polícia Civil).


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente