Departamento de Fiscalização de Posturas alerta que calçadas escorregadias são proibidas

Segundo Edivaldo Faria, a calçada ideal deve possuir superfície regular, antiderrapante e antitrepidante

Cidade
Guaíra, 16 de janeiro de 2020 - 15h00

Pela norma brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as calçadas das cidades não devem ser construídas com piso escorregadio, como alguns pisos cerâmicos e cimento queimado ou com resina.

De acordo com o Departamento de Fiscalização de Posturas do município, a NBR 15.575 normatiza os sistemas de pisos internos e externos, com definição clara do sistema de pisos como a combinação de diversos elementos, o que inclui o contrapiso. “A calçada ideal deve possuir superfície regular, antiderrapante e antitrepidante, priorizando assim o conforto e segurança do pedestre ao transitar”, explicou o chefe do Departamento de Fiscalização de Posturas, Edivaldo Martins Faria.

Edvaldo também comentou que “não há muitos relatos, mas sabe-se que guairenses já se acidentaram escorregando e caindo nessas calçadas, mas poucos sabem que podem processar o dono do imóvel”.

O problema desse tipo de piso é quando ele fica molhado, seja pela chuva ou alguém do imóvel fazendo a limpeza com água. “É bonito, mas não adequado, sobretudo quando pensamos nas pessoas com idade mais avançada ou mobilidade limitada, que tendem a ter lesões muito mais graves em quedas”, salientou Faria.

As calçadas fazem parte da via pública, mas a responsabilidade de construção e manutenção é do proprietário do imóvel ao qual ela pertence. As calçadas devem ser de fácil acesso e garantir a fluidez e segurança no deslocamento. “A prefeitura atua na conscientização, cabendo ao Departamento, quando necessário, notificar e até aplicar multas pela não adequação. Os proprietários podem procurar o setor de Obras da prefeitura, que irá orientar aqueles que tenham quaisquer dúvidas sobre o tipo de piso adequado”, anunciou.

Fonte: Jornal O Guaíra 07/01/2020 pag.3


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente