Guaíra é destaque entre os maiores Produtores Agrícolas do Brasil

”Esses dados mostram que estamos no caminho certo e que a tendência é crescer ainda mais nossa referencia agrícola, bem como na geração de empregos à nossa comunidade”

Cidade
Guaíra, 15 de janeiro de 2019 - 10h49

Imagem Aérea do Parque Maracá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossa reportagem teve acesso a dados oficiais, através do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas) referentes ao PIB (Produtor Interno Bruto) Municipal de mais de 5 mil municípios que mostraram forte crescimento nas principais regiões agrícolas. O levantamento, com base no valor nominal do PIB do ano de 2016, revelou que 82% dos municípios brasileiros classificados como os maiores produtores do agro cresceram em média 4,4% ao ano entre 2014 e 2016.

Quando isolados, os 100 maiores produtores agrícolas, o crescimento médio foi de 9,81% no período. Esses municípios respondem por 7,2% do PIB do país, e por 27,5% do valor bruto da produção (VBP Lavouras).

O levantamento, de acordo com o coordenador de Estudos e Análises da Secretaria e Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, combina as informações do IBGE com as da Produção Agrícola Municipal (PAM), referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017. “Trabalho semelhante a este, foi feito em 2016, quando se verificou que as regiões produtoras agrícolas cresceram entre 2010 e 2013, o dobro da média do país”.

Os dados mostram que o maior crescimento no PIB Agropecuário no período de 2014 e 2016 entre os cem maiores municípios foi registrado na cidade de GUAÍRA-SP com 51,98%. Depois vem também, a cidade vizinha de Miguelópolis, com expansão de 36,76 na Agropecuária no período.

Para o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, essas informações são importantes e mostram o quanto a Guaíra tem crescido e o quanto representa para o cenário na busca de mais investimentos e geração de empregos para cidade. Enquanto alguns municípios sofreram até uma retração no PIB da Agropecuária, com um desempenho sofrível, observamos o nome de Guaíra aparecer entre os 100 maiores produtores agrícolas e depois ainda aparecer no ranking dos dez maiores produtores agrícolas.

“Esses dados mostram que estamos no caminho certo e que a tendência é crescer ainda mais nossa referencia agrícola, bem como na geração de empregos à nossa comunidade. Como Engenheiro Agrônomo, também Presidente do Sindicato Rural e Diretor da FAESP (Federação da Agricultura de São Paulo), sempre estive ligado na área agrícola do município, buscando ferramentas para fortalecer nossa agricultura e o resultado conjunto com a classe agrícola está sendo destaque nos últimos 2 anos”, disse Zé Eduardo.

O ranking dos dez maiores, conforme o calculo do ministério da Agricultura, ainda tem:

  • Nova Ubiratã (MT): + 36,7%
  • São Felix do Araguaia (MT): 32,26%
  • Portel (PA): 25,7%
  • Nova Alvorada do Sul (MS): +25,61%
  • Porto dos Gaúchos (MT): +23,63%
  • Sapezal (MT): +22,84%
  • Rio Brilhante (MS); +22,18
  • Vera (MT): +20,86%.

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos