Guaíra lidera o ranking de sua categoria como a cidade com o melhor governo municipal do Brasil

Entre as cidades de 20 a 50 mil habitantes com renda per capita de 15,4 mil, Guaíra é a primeira colocada do IGM – Índice de Governança Municipal criado pelo Conselho Federal de Administração para aferir o desempenho das administrações municipais

Cidade
Guaíra, 20 de agosto de 2020 - 08h16

O Conselho Federal de Administração destacou a cidade guairense entre outras de todo o país. Guaíra, em sua categoria (cidade de 20 a 50 mil habitantes com renda per capita acima de 15,4 mil) é a primeira colocada do IGM – Índice de Governança Municipal criado pelo CFA para aferir o desempenho das administrações municipais.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado com dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente. Nesse sentido, o ranking de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal, uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública e, em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

Para o prefeito José Eduardo Lelis, o reconhecimento nacional é resultado da gestão profissional implementada em todos os níveis da administração municipal. “Sou gestor; não sou político. Trabalho guiado pela ciência e pelas estatísticas. Ao afirmar que governo certo, sempre; muito mais que um slogan que resume a filosofia de meu trabalho, o digo porque é realmente como faço. Respeitando as leis, exigindo o cumprimento delas e trabalhando o orçamento municipal de forma a garantir a otimização dos recursos. A matemática financeira e as melhores práticas de gestão pública guiam minhas decisões, entre as quais a obtenção de capital para investimentos que proporcionou, por exemplo, o recapeamento  de toda a cidade bem como a nova iluminação. É com satisfação mas também com naturalidade que recebi a excelente notícia que meu governo é o melhor do país  entre as cidades de 20 a 50 mil habitantes com renda per capita acima de R$ 15,4 mil”, declarou.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente