Impostos de início de ano já estão aí, saiba o que são cada um e como se organizar para o pagamento

Tarifas obrigatórias vem com tudo no início do ano e requerem atenção para não se perder

Geral
Guaíra, 13 de janeiro de 2021 - 14h54

IPTU, IPVA, DPVAT… Se você tem uma casa, um carro ou os dois, certamente conhece essas siglas. Muita gente já começa a se preparar para essas cobranças logo no final do ano anterior, e as que não tomam esse mesmo cuidado, acabam se perdendo.

Mas vamos te explicar o que é cada um desses tributos, a hora certa de pagar e dicas para se organizar para esses momentos.

IPTU: O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), como o nome indica, é o imposto voltado a propriedades com construção no meio urbano. Ou seja, ele é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades. Neste ano, em Guaíra, o pagamento do IPTU começa em março e as tarifas terão reajuste abaixo da inflação, 3,56% e desconto para o pagamento à vista.

Sílvio Azevedo, CEO da AZV Investimentos, dá a dica: “Aos que têm reserva, deve-se pagar à vista. Os descontos são bons frente a um cenário de baixa nas taxas de juros. O dinheiro aplicado em uma poupança não rende nem 2% no ano. Se puder pague com desconto!”

 

IPVA: O IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A taxa é cobrada por cada veículo automotor no país, ou seja, carros, motos, caminhões e outros tipos de veículos motorizados que circulam por terra. O IPVA é um imposto estadual, sendo assim, cada estado é responsável pelo seu recolhimento.

 

No estado de SP, desde 4 de janeiro de 2021, é possível optar pelo licenciamento antecipado e fazer o pagamento independentemente do número final da placa do veículo. O desconto de 3% aos pagadores vai até o dia 20/01. Para quem vai pagar financiado, o prazo é até dia 22/03.

Aqui também vale a dica do IPTU, que é tentar a antecipação do pagamento. Nesse caso, o pagamento antecipado pode ser benéfico pois sobra mais recursos para uma revisão automotiva, por exemplo, comuns de serem realizadas no primeiro semestre do ano.

Para realizar os pagamentos das taxas de IPVA e Licenciamento, basta informar o número do Renavam em terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas. Durante o processo, também será preciso quitar eventuais débitos vinculados ao veículo, se houver.  

O Licenciamento do veículo ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. 

O documento é válido em todo o território nacional e poderá ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.  A falta do CRLV dentro da validade é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

E o DPVAT?

O seguro DPVAT não será cobrado em 2021, segundo a última decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão ligado ao Ministério da Economia, no dia 29 de dezembro.

Segundo informado pelo conselho, o seguro obrigatório não será cobrado porque o DPVAT tem recursos em caixa suficientes para a operação no ano de 2021. Em 2020, o DPVAT passou por uma redução de 68% para carros, estabelecendo o valor em R$ 5,23, e de 86% para motos, chegando a R $12,30.

O conselho ainda esclarece que apesar da isenção da taxa em 2021 a cobertura do seguro continua valendo e aqueles que ainda possuem pendências financeiras com o DPVAT de 2020 devem quitar as dívidas.

Calendário de IPVA do Estado de São Paulo para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares 

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente