Inclusão Social | Seis jovens, com deficiência, foram capacitados e estão prontos para o Mercado de Trabalho

Programa Capacitação Social entrega diploma de Auxiliar de Almoxarife aos concluintes do curso promovido pela Usina Colorado, Senai e Sogube

Oportunidades
Guaíra, 8 de julho de 2019 - 10h05

Em uma comovente cerimônia realizada no início da noite de 3 de julho, o Senai, a Sogube  e Usina Colorado entregaram o certificado de conclusão da  Capacitação Social a seis jovens formandos que concluíram a formação para Auxiliar de Almoxarife: Daniel Oliveira de Souza, Emerson Kairon de Castro Parente, Marcelo Augusto Damião, Marcia Lopes Lourenço da Silva, Nádia Silva de Oliveira, Taís Brandão Bento.

O curso gratuito de  Capacitação Social para pessoas com deficiência  foi uma iniciativa inédita em Guaíra, com o objetivo de promover o desenvolvimento das potencialidades, inclusão social, integração, habilidades pessoal e profissional, trabalho em equipe, relações interpessoais voltadas ao autoconhecimento da pessoa com deficiência e despertar nas pessoas com deficiência o estímulo para ingressarem no mercado de trabalho.

Durante a entrega dos certificados, Flávia Couto da Silva, mãe da aluna Nádia Silva de Oliveira, falou em nome de todas as mães dos formandos. Ela fez seu testemunho sobre a evolução da filha desde o início até a finalização do curso e agradeceu pela oportunidade oferecida.

Também participaram da cerimônia de conclusão do curso o gerente Executivo da Sogube, Rafael Albuquerque Braghiroli e a coordenadora de Recursos Humanos da Usina Colorado, Maria Aparecida Pinho Coimbra, juntamente com a  analista de Recursos Humanos da Usina Colorado, Maiara Cristina Bonifácio Dias de Oliveira – que acompanhou todo o projeto com proximidade.

”Estamos desempenhando o papel de uma empresa cidadã. Financiar este curso é proporcionar oportunidades concretas para que pessoas com deficiência possam conquistar um espaço no mercado de trabalho. É acima de tudo respeitar sua condição e contribuir com a superação” destacou Maria Aparecida.

As educadoras Fernanda Gonçalves Roldão Yamane e a supervisora Pedagógica Sandra Mara Trindade em suas falas ressaltaram o comprometimento, o querer, a força de vontade e a persistência que garantiu a conquista de cada. O Projeto contou com coordenação técnica do Projeto, Márcia Matsumoto Gonçalves.

Identidade

Os jovens puderam externar seus sentimentos em relação à oportunidade de capacitação. Juntos, eles produziram o Salsichinha, um boneco, mascote da turma, que simbolizou o alter ego dos alunos, expondo suas expectativas e o sentimento de realização.

O boneco foi apresentado ao público na cerimônia de entrega dos diplomas e então foi encaminhado à Usina Colorado, empresa patrocinadora do curso com um comovente bilhete redigido pelos seis formandos: ”O nosso amigo era muito sem educação, tinha muita vergonha e não respeitava as pessoas. No curso ele aprendeu a se comportar, como respeitar as pessoas, a ser mais comunicativo, calmo, esperto, ágil para fazer as atividades. O nosso amigo tem vários projetos de vida como arrumar um trabalho, fazer uma faculdade, formar uma família. O nosso amigo está preparado para o mercado de trabalho. Muito obrigado”.

Os alunos consideraram Salsichinha como o sétimo participante do curso, e um representante de todos os formandos. O boneco foi recebido pela empresa e será exibido no restaurante da Usina Colorado com informes que darão conta sobre o impacto do curso promovido na vida futura dos formandos.

Aulas

Por meio de aulas explicativas, conteúdos teóricos, textos impressos, atividades de interação, dinâmicas, vídeos, debates e roda de conversa, as atividades foram realizadas na Sogube de segunda a quinta-feira, no período das 13h30 às 16h30, entre os meses de  setembro/18 e junho/19.

Todo o programa foi desenvolvido em três eixos: Competências básicas para a vida; Competências básicas para o mundo do trabalho e, por último, a formação específica em Auxiliar de Almoxarife pelo Senai.

Os jovens participaram de atividades elaboradas para promover o desenvolvimento de suas potencialidades, suas habilidades pessoais e profissionais, o trabalho em equipe, relações interpessoais voltadas ao autoconhecimento, autonomia da auto empregabilidade, possibilitando experimentações quanto ao ser, conviver, aprender, fazer e participar com protagonismo  com incentivo e integração do currículo escolar, de forma inovadora, educativa e transformadora, pretendendo modificar as relações aluno-escola.

Durante o curso, educadores e membros das equipes dos projetos com os familiares dos alunos encontraram-se para aprimorar as estratégias para formação dos jovens. Os alunos, também tiveram a oportunidade de realizar visitas monitoradas aos Almoxarifados da Usina Colorado. Nos dias 20 de fevereiro e 17 de junho, os alunos foram recebidos pelos profissionais da empresa que responderam às dúvidas apresentadas pelas turmas e colocaram os estudantes em contato com o dia a dia da rotina de trabalho. Nesses  encontros, os colaboradores da empresa puderam detalhar a função que desempenham permitindo aos visitantes conciliar a teoria aprendida em sala e com a prática.






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Oportunidades
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos