Mutirão de limpeza começa a recolher entulhos pelos bairros da cidade

Toda semana haverá uma força tarefa em determinado bairro, sendo a população previamente avisada para que possa colocar os materiais inservíveis na rua para a coleta

Cidade
Guaíra, 17 de janeiro de 2021 - 18h44

No final da última semana, na sexta-feira, 15, uma força tarefa de limpeza pública, com equipes dos setores de Limpeza Pública, Serviços Urbanos e Combate a Dengue, começou a atuar no município, primeiramente pelo bairro Reynaldo Stein, para recolher entulhos pelos bairros da cidade.

O objetivo é fazer uma limpeza geral para mitigar a proliferação de vetores, principalmente o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e  chikungunya. No entanto, o saneamento de glebas públicas e particulares, também evita-se a propagação de outros animais nocivos como: ratos, baratas, escorpiões e caramujos.

Em 2020 foram confirmados 104 casos de dengue em Guaíra e, neste ano, um já foi positivado. As equipes do setor de Controle de Vetores esperam que, com a realização desta ampla limpeza, a infestação do mosquito caia e, por consequência, o número de casos de dengue também.

Dentre o rol de serviços executados no mutirão de limpeza estão a roçada de terrenos, varrição de ruas, raspagem de sarjetas, recolha de entulhos e lavação das ruas com caminhões, além de e a verificação dos domicílios e terrenos pelo pessoal do combate a dengue.

A empreitada de limpeza pública não afeta a programação dos serviços urbanos dos outros setores da cidade, que continuam recebendo os serviços usuais, do dia a dia.

A programação da Prefeitura prevê que toda semana haverá uma força tarefa em determinado bairro, sendo a população previamente avisada para que possa colocar os materiais inservíveis na rua para coleta pela Prefeitura.

“Vamos intensificar o serviço de limpeza geral da cidade, que vai impactar no serviço de saúde com menos casos de doenças transmitidas pelos vetores e, também, nossa cidade vai ficar mais bonita. As atividades de limpeza pública, como coleta de lixo, entulho e varrição de ruas continuam normalmente em toda cidade. Essa força tarefa vem como um reforço, principalmente na época das chuvas, quando o mato cresce mais e a dengue está mais propensa. Estamos enfrentando este problema com rigor, assim vamos gerar segurança, saúde e conforto para a população”, realçou o prefeito interino Edvaldo Doniseti Morais, que está acompanhando a ação de perto.

INSERVÍVEIS QUE PODEM SER DISPENSADOS

Colchões e outros móveis (como sofás)

Eletrodomésticos

Pneus

Garrafas e outros recipientes

Madeiras em pequena quantidade

Material resultante de limpeza de quintais e outros

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente